terça-feira, 9 de abril de 2013

Jardim suspenso do teto é a mais recente sensação para projetos de interiores


Paisagismo se renova e subverte a ordem em tempos de pouco espaço e pouco tempo

Jardim suspenso do teto é a mais recente sensação para projetos de interiores Eleone Prestes/Eleone Prestes
Solução verde "pendente" (acima) foi mostrada em feira paulista realizada no verão passadoFoto: Eleone Prestes / Eleone Prestes
Eleone Prestes e Ana Carolina Bolsson
Deu a louca nos paisagistas e designers de interiores. Depois dos quadros verdes como forrações de paredes, o tradicional vaso sobre a mesa agora está no teto. Dessa forma, havia um grande recanto ao fundo da recente feira paulistana Paralela Móvel, no Pavilhão da Bienal, espaço bonito por natureza.
No evento com a curadoria de Marisa Ota, não havia lugar para a mesmice. Esse ambiente com uma grande mesa – tampo sobre cavaletes, ao melhor estilo de mesa de churrasco – era uma proposta da Ota Design para o café da café da amanhã na abertura da feira, com o paisagismo suspenso da Boskke (foto no alto). Quem desenhou a mesa foi a Carpintaria Estúdio Camila Bibas.
Essa tensão de vasos no ar marca também, porém de forma sutil, um dos ambientes do restaurante Dear Me, em Cape Town, África do Sul (abaixo). 
O projeto de Francois du Plessis Interiors está na reportagem de capa do livro Eat!, com os 40 melhores restaurantes do mundo. Uma composição de antigo e contemporâneo marca a proposta na Cidade do Cabo com peças de design e soluções estéticas de estilo retrô. Em alta, a solução de pendurar conjuntos de pratos na parede – neste caso, em estruturas metálicas.
Muros verdes modulares
Plantas cobrindo a parede convivem com propostas em que as floreiras ficam aparentes. Uma das alternativas apresentadas na feira Expo Revestir, realizada em São Paulo, são estes módulos cerâmicos (acima) que, fixados com argamassa à parede, permitem o enraizamento horizontal e o crescimento livre das plantas.
Com sistema de irrigação embutido, os blocos (19cm de profundidade, 25cm de altura e 29cm de comprimento) retêm umidade, distribuindo a água de maneira uniforme e evitando o encharcamento das espécies.
Outra opção vertical apresentada foram as floreiras cimentícias (acima). Em dois tamanhos disponíveis (70cm de comprimento, 15cm de altura e 15cm de profundidade ou 70cm de comprimento, 20cm de altura e 20cm de profundidade), as peças têm assentamento simples no muro, sem necessidade de impermeabilização, e permitem o plantio de várias espécies.
Fonte: Site Zero Hora  

Nenhum comentário:

Postar um comentário