sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Plantas e flores ideais para a varanda
Especialista em paisagismo dá dicas sobre como criar um espaço verde atraente, acessível e fácil de cuidar.

Ter um ambiente verde em casa é possível até para quem sofre com falta de espaço e tempo. Se você mora em apartamento e a varanda é o único lugar propício para cultivar um jardim, o primeiro passo é escolher flores e plantas que possam se adaptar ao local.

Se ventar muito, o ideal são plantas resistentes, como a Ixora, aspargo alfinete ou azaléia. Em varandas com bastante sol as mais indicadas são Ixora, Azaléia, Onze horas e Gerânio. Já para varandas sem muito sol, se desenvolvem melhor as plantas de meia sombra, como, por exemplo, Orquídeas phaleanopsis, Antúrio, Zamioculca, Lírio da paz, Scheflera e Begônia.

A preocupação deve-se voltar também aos vasos e a terra. Segundo o paisagista Marcos Brancher, da MbFlores, o segredo é manter uma terra fértil, bem drenada e adubada. “Passe neutrol no interior dos vasos, independente do material que são compostos, pois esta tinta impedirá que a umidade passe para o lado externo. Depois coloque a terra, mas não até a borda, deixe uma margem de dois centímetros. Pinte esses dois centímetros da parte superior do vaso com tinta látex fosca de cor clara. Depois do vaso pronto, para drenar a água coloque algum tipo de pedra para facilitar a saída de água do vaso. Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece. Para dar um toque especial, ponha pedras brancas sobre a terra”, ensina o especialista.

Para finalizar, Brancher alerta que as plantas devem ser regadas em média a cada dois ou três dias, porém com pouca água e sem encharcar o substrato. Nos vasos grandes de 50cm de diâmetro por uns 50cm de altura podem ser colocados dois copos de água. Já nos menores, um copinho é suficiente.
 Fonte: Imovel Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário