terça-feira, 18 de outubro de 2011

Falta de informações prejudica comprador de imóveis


Se o preço dos imóveis sobe, logo se ouvem burburinhos sobre uma bolha imobiliária no país. Mas essa associação direta não se confirma, na avaliação do pesquisador de mercado imobiliário Andreas Dittmar Weise.


"A percepção do aumento não é suficiente para avaliar um crescimento especulativo", afirma Weise.


A falta de informações precisas sobre a movimentação imobiliária, no entanto, é um problema observado pelo pesquisador. "Foi complicado chegar a números de empreendimentos lançados para a minha tese de doutorado sobre a especulação residencial", afirma o autor do estudo "Causas do crescimento especulativo no mercado imobiliário".


"Se não há transparência de dados, fica difícil controlar o que acontece no mercado", afirma.
Além de prejudicar o entendimento do contexto econômico, a falta de um comparativo eleva os preços dos empreendimentos. O consumidor tem dificuldade para avaliar se os valores são justos.


BOLHA?

Razões como elevação de preços de materiais de construção e valorização de um bairro interferem no valor de um empreendimento, mas, sozinhos, não sinalizam uma bolha.


Segundo Weise, a renda per capita, os incentivos fiscais e o alto valor dos terrenos e dos imóveis são os principais indicadores de especulação.


Regiões brasileiras vivem parte dessa realidade, com aumento dos preços e os financiamentos estimulados por juros menores e longas parcelas. Mas, de acordo com o pesquisador, a situação ainda não é alarmante.


"A economia vai bem. Os salários aumentaram, e a inadimplência não assusta."


Soma-se a isso, os rígidos critérios de liberação para um financiamento, que colaboram para controlar a especulação.


"É difícil falar que o país vive uma bolha", afirma Weiser. Para chegar a essa constatação, o momento de cada região e a situação do segmento que atende a cada camada social precisariam ser considerados.


"São muitos mercados imobiliários em uma mesma cidade", considera.


Fonte - ANA PAULA PATROCÍNIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário