terça-feira, 10 de abril de 2012


Sondagem Nacional da Indústria da Construção revela otimismo dos empresários do setor

A 51ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção, realizada em fevereiro pelo Sinduscon-SP com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a CBIC, revela que os empresários do setor da construção estão mais otimistas em relação ao desempenho de suas empresas e da economia do que estavam no fim de 2011.

No entanto, a sondagem, que ouviu 190 empresários do setor no país, demonstrou que persiste o gargalo da escassez de mão de obra, especialmente de trabalhadores qualificados.

Com o pleno emprego na construção, o desafio é duplo: atrair pessoas que hoje estejam na informalidade e elevar a produtividade daqueles já empregados no setor.

Neste sentido, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está formatando uma proposta para criar duas novas formas de contratação: a eventual, quando o trabalhador for chamado para determinada tarefa, e aquela por hora trabalhada, idealizada para horários, dias ou períodos de tempo em que a atividade aumente.

Essas formas de contratação, pensadas para aumentar o emprego formal no setor de serviços em segmentos como hotéis, bares e restaurantes, também deverão se aplicar perfeitamente à construção.

Numa obra, determinadas funções são requeridas apenas em tarefas específicas, e há períodos com atividade mais intensa quando se necessita de um maior volume de trabalhadores.

O governo espera que, nessas formas de contratação, o trabalhador possa utilizar o tempo livre para investir em qualificação.

No caso da construção, isso poderá ser facilitado pela utilização das verbas recolhidas ao chamado "Sistema S”, para multiplicar cursos profissionalizantes e oferecer vales-transportes, refeições e outros estímulos que motivem os trabalhadores eventuais e horistas a se qualificarem.

Fonte: Info Imoveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário