quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Xô, maresia! Veja quais são os acabamentos mais indicados para a casa da praia


Para aproveitar o verão sem dores de cabeça, invista em tintas, pisos, esquadrias e outros acabamentos adequados para residências próximas ao mar


Durante o verão e as tão aguardadas férias, o que menos queremos é enfrentar transtornos relacionados à manutenção da casa da praia. Afinal, ninguém merece problemas inesperados em momentos destinados a descanso, certo? Para ficar longe de dores de cabeça e evitar reparos imprevistos, invista em acabamentos adequados para residências localizadas próximas ao mar. O Pense Imóveis conversou com o arquiteto Paulo Hoffmeister Neto, da Hoffmeister Arquitetos & Fork Projetos, que indica os materiais mais apropriados para cada área da casa. Confira:

Divulgação / Hoffmeister Arquitetos & Fork ProjetosProjeto da Hoffmeister Arquitetos & Fork Projetos no condomínio Enseada (em fase de aprovação pela prefeitura), na praia de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul
PisoQuando o assunto é piso, Neto garante que os mais adequados são os porcelanatos (tipo gloss, ou seja, com uma camada de proteção contra riscos e manchas), com acabamentos foscos. O profissional sugere, ainda, que sejam utilizados aqueles com tons “manchados”, que disfarçam a presença constante de maresia e areia. “Também indicamos o piso de tecnocimento, que tem boa resistência ao risco”, orienta.
TintasSegundo Neto, as tintas acrílicas aplicadas em paredes externas em regiões litorâneas duram cerca de três anos. “Indicamos, então, o uso de tintas emborrachadas e elásticas, com base elastomérica, que são específicas para ambientes externos e, no litoral, têm durabilidade de cinco a seis anos”, sugere. Para espaços internos, você pode investir em acrílicas semibrilho, que amenizam visualmente a ação da maresia e têm boa resistência. O tecnocimento também é adequado para paredes internas.
TelhadoO material que será utilizado no telhado varia de acordo com o estilo arquitetônico da construção, conforme explica Neto. Caso você utilize telhas cerâmicas, o arquiteto recomenda usar impermeabilizante para diminuir o efeito da cristalização dos sais de areia, que gera esfarelamento do acabamento. Se a opção for pelas telhas de concreto, utilize aquelas com acabamento gloss (camada de verniz acrílico), que garantem um telhado limpo por mais tempo. “Já nas casas com coberturas planas, podemos utilizar as telhas de fibrocimento sem amianto, lajes impermeabilizadas, com uma camada de argila expandida que proporciona melhor conforto térmico, ou, ainda, telhado verde”, explica Neto. 

Divulgação / Hoffmeister Arquitetos & Fork Projetos
Outro projeto da Hoffmeister Arquitetos & Fork Projetos no condomínio Enseada

EsquadriasOs materiais mais utilizados para esquadrias são madeira, alumínio e PVC. A madeira, cujo uso é cada vez menor, garante ótima vedação, mas exige mais manutenção, já que é necessária aplicação de verniz ou stain (outro tipo de acabamento para a matéria-prima) anualmente. Caso você queira pintá-la, lembre-se de utilizar um fundo para protegê-la. Neto atenta também para as dobradiças, que devem ser em inox para evitar a degradação causada pela maresia. “Esse é o tipo de esquadria que permite o maior tipo de personalização”, diz.
Em esquadrias de alumínio, o acabamento pode ser com pintura eletrostática ou anodização, que garante baixo grau de aderência de sujeiras, mas é bastante suscetível a manchas de argamassa. Portanto, conforme indica Neto, é preciso tomar cuidado durante a obra. “O alumínio também tem excelente resistência à corrosão”, informa o arquiteto. Para garantir a sua vedação, substitua as borrachas, em média, a cada três anos, dependendo do desgaste apresentado.

Divulgação / Hoffmeister Arquitetos & Fork ProjetosProjeto da Hoffmeister Arquitetos & Fork Projetos no condomínio Villaggio, na praia de Atlântida, também no Rio Grande do Sul
Já o PVC é o acabamento que vem sendo utilizado há menos tempo, mas tem se popularizado rapidamente. “É imune a corrosão, tem ótima vedação e sua caixilharia é a que tem melhor isolamento térmico”, explica Neto. O material não aceita pintura, mas já existem no mercado modelos estampados em madeira ou na cor preta. “O PVC de primeira linha não perde o brilho e nem amarela”, garante Neto. De todos os acabamentos para esquadrias, é o que menos exige manutenção, mas também dificilmente aceita restauro.
Para os três tipos (madeira, alumínio e PVC), Neto orienta a lubrificação das articulações pelo menos uma vez por ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário