quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Conheça as tendências da decoração para este ano.



Arquiteto Leonardo Magalhães Pinto projeta quarto que revela um pouco das tendências para 2012 (Fotos: Divulgação)

O ano acabou de começar, mas já estamos atentos às tendências de decoração  para 2012. Materiais sustentáveis mostram a preocupação em preservar a Natureza. Os arquitetos Helena Bernardo, Márcia Balestro, da Todeschini, e Leonardo Magalhães nos dão algumas dicas para saber quais são os estilos, cores, tecidos e móveis que devem invadir os ambientes nos próximos meses. Confira:

Estilo  Em 2012, o estilo livre, com mistura de peças rústicas e contemporâneas, deve roubar a cena nos ambientes. A combinação de peças assinadas com materiais comuns também estarão presentes na decoração, de acordo com o arquiteto Leonardo Magalhães Pinto. “O chamado High-Low (alto e baixo) vai estar em alta em 2012. Este estilo, que na moda se traduz misturando roupas luxuosas com itens mais baratos, vai estar muito presente na decoração. Combinar peças de design assinado com materiais comuns vai criar um contraste  muito interessante e original e trazer personalidade ao ambiente”, defende.

A arquiteta Helena Bernardo ressalta a importância do uso de materiais sustentáveis.
“Estamos cada vez mais com estilo livre, misturando o contemporâneo com o rústico. Um estilo mais eclético, com liberdade de juntar e associar. Também acredito ser muito importante a utilização de materiais naturais, priorizando os ecológicos e sustentáveis.”

Cores – Para Helena, os tons que fazem menção à natureza, como o marrom e verde, por exemplo, serão parte da maior parte dos cenários residenciais. Já o arquiteto Leonardo Pinto acredita que os tons fortes e vibrantes irão marcar presença no próximo ano. Conhecido como color block, as cores luminosas vão trazer mais alegria e personalidade à decoração. No lugar de tons sóbrios e apagados, as paredes ganham nuances mais encorpadas e marcantes: amarelos puros, vermelhos, azuis, verdes, roxos e até mesmo os neutros, como cinzas e marrons, adquirem um toque mais caloroso.
Cores que remetem a conforto e a ambiente acolhedor continuarão sendo tendência em decoração este ano, segundo a arquiteta Márcia Balestro, da Todeschini. Os habituais tons neutros como bege e branco estarão em alta, porém virão pincelados com tons claros e escuros de vermelho, turquesa, cítricos e azuis. “São cores que acabam sendo uma boa opção para iluminar e dar alegria ao ambiente, mas todas devem ser usadas moderadamente para não deixar o local com um ar pesado, cansativo”, destaca a arquiteta.

Revestimentos – Os revestimentos sustentáveis, com aparências naturais e rústicas estarão em alta. “Você tem a liberdade de trabalhar com todos estes materiais sem estar agredindo. Móveis feitos de papelão também são uma ótima idéia”, explica Helena. Como exemplos, Leonardo cita uso de tijolos, pastilhas de fibra de coco, jardins verticais, madeira de demolição, etc… “O aspecto natural vai estar muito presente na casa através da decoração.”

Móveis – É a releitura do passado através de peças de decoração que será levada aos ambientes neste próximo ano, de acordo com Leonardo Pinto. “Esta tendência de se reconhecer na decoração da casa é o que vai estar muito presente em 2012. Resgatar o passado e imprimir uma nova linguagem a este mobiliário. Decorar com móveis que revelam e contam uma historia”, acrescenta.
Já a arquiteta Helena Bernardo acredita no investimento em móveis elaborados com madeira reciclada e material de demolição. “Hoje em dia você já encontra muitos objetos de design feitos com garrafa pet ou pneus, por exemplo”, diz Helena.

Tecidos  Para Helena e Leonardo, tecidos rústicos e sofisticados, de fabricação tecnológica e ecologicamente corretas vão forrar móveis e paredes em 2012, seguindo a mesma tendência dos revestimentos. Por exemplo, o algodão, linho, bambu, fibras naturais como a fibra de sisal e fibra de coco.



Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário