sexta-feira, 28 de setembro de 2012

País produz em São José milésima radiobase para banda larga 4G


Expectativa é que 20 mil bases estejam integradas ao 4G até 2013.


Ministro Paulo Bernardo durante cerimônia na Ericsson.

O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, esteve na tarde desta quarta-feira (26) na fábrica da Ericsson, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, em evento que marcou a produção da milésima estação radiobase equipada com a tecnologia 4G no país. A empresa, no Vale do Paraíba, é pioneira na implementação de infraestrutura para a banda larga de quarta geração.
A estimativa do presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, Sérgio Quiroga, é que das 60 mil radiobases operadas pelas empresas de telefonia móvel no Brasil, entre 15 e 20 mil sejam integradas ao 4G até o final de 2013.
Dos mil equipamentos produzidos em São José, a maioria é para exportação - 70%. Os outros 30% foram comercializados para a Claro, operadora que iniciou a fase de testes da banda larga 4G. A previsão é que a tecnologia esteja disponível na fase comercial em 2014, ocasião da Copa.
Durante o evento, Quiroga apresentou ainda um novo modelo de estação que deve ser utilizado no futuro pelas operadoras. Uma antena integrada ao radio transmissor que substitutirá a necessidade das antenas físicas como as que atualmente são utilizadas nas cidades. O modelo ainda não é fabricado no Brasil.
Para o ministro Paulo Bernardo, essa pode ser uma solução para questões urbanas. "Essa estações que são muito menos agressivas do ponto de vista urbano. Na lei que está sendo discutida no Congresso, nós inclusive estamos colocando um dispositivo na lei que incentiva o uso dessas estações mais modernas, elas teriam uma licença mais facilitada do que os grandes modelos que agridem mais o visual, o ambiente e a paisagem urbana", disse.


Reproducao do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário