terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reforma diminui aperto de quem mora sozinho




       O advogado Eduardo Carlezzo, por exemplo, mora em um duplex de 100 metros quadrados nos Jardins.
       O projeto do escritório FGMF optou por deixar a parte de baixo, que tinha dois quartos em sua planta original, quase totalmente aberta. "Era bem apertado", diz Fernando Forte, um dos sócios.


Gabo Morales/Folhapress
O procurador Weider Tavares Pereira, mora na Bela Vista, região central de São Paulo 
O procurador Weider Tavares Pereira, mora na Bela Vista, região central de São Paulo


         As paredes foram quase todas derrubadas, e um móvel de madeira passou a delimitar a metragem do quarto. Na parte que fica dentro do dormitório, a peça é um armário. Na sala, um home theater.
Um dos banheiros da casa fica no quarto, e há um outro no piso superior, que por sua vez é utilizado para encontros e festinhas. Próximo à cozinha, que é aberta para a sala, há uma mesa com pick-ups.
Quem tem por hábito receber hóspedes pode adotar um modelo trivial: o do escritório que vira dormitório. Essa ideia norteou a reforma do apartamento do executivo Weider Pereira, 29, com projeto do escritório F:AZ Arquitetura.
Weider é de Fortaleza e costuma receber parentes e amigos de sua cidade natal. Na planta original, sua residência tinha um quarto, uma suíte e um lavabo. A solução foi eliminar o corredor que precedia os quartos e fazer duas suítes. Para ter acesso a um banheiro, é preciso passar por um dormitório.
Pode ser esquisito, mas morar sozinho dá chance para esse tipo de liberdade. Weider diz que, assim, acabou ganhando espaço.

                                                      NO CONTROLE

Lucas Lima/Folhapress
A produtora Nathalia Birkholz, que mora sozina no Sumaré, em São Paulo  
A produtora Nathalia Birkholz, que mora sozinha no Sumaré, na zona oeste em São Paulo

          Morar sozinho permite ter mais controle sobre os gastos. A conta de gás de Nathalia Birkholz, 29, varia entre R$ 6 e R$ 7.
Economia? Não necessariamente, pois a produtora de eventos costuma comer na rua com certa frequência. A cozinha acaba sendo usada para festas.
"Quando saí da casa dos meus pais, já tinha na cabeça que eu ia morar sozinha para ter liberdade. Essa coisa de brigar por causa da louça não é minha cara."

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário