sábado, 17 de setembro de 2011

Projetos criam espaço em apartamentos pequenos

Sala pequena decorada
Foto: Arquitetura Sustentável


Os 15m² de área social do apartamento não agradavam a jovem moradora que desejava um espaço maior para receber seus amigos. Para atender à demanda, a Cria Arquitetura Sustentável elaborou uma proposta de integração entre cozinha, sala de jantar e estar e criou um ambiente único.
No lugar das tradicionais cadeiras, foram projetados bancos para acomodar mais convidados e dar um ar descontraído à sala. Os demais móveis foram confeccionados em MDF certificado. Cortinas, capa de sofá e almofadas em algodão garantem o conforto da moradora.
O tapete foi substituído por um tatami de palha de arroz. A estante foi preenchida com objetos pessoais como quadros, fotos e peças especiais trazidas de viagens que dão identidade ao ambiente.
 Estante e pufe em apartamento decorado
A ideia de usar azulejo de demolição no painel da cozinha (ao fundo da imagem abaixo, à direita) imprimiu uma atmosfera romântica e moderna ao apartamento, com o uso de diversas estampas e padrões.
 Cozinha integrada à sala
A peça chave para a integração do espaço é a mesa de jantar em madeira de demolição, que serve também de apoio para o preparo dos alimentos na cozinha.
Apartamento de colecionador de arte
Foto: Anima Arquitetura
Tudo o que um colecionador de obras de arte deseja é expor suas aquisições, mas o que fazer quando falta espaço? A Anima Arquitetura resolveu o problema do cliente que morava em um apartamento de 32 m² e não sabia como exibir suas peças de forma harmônica.
"Além de contemplar o desejo do cliente, tínhamos que manter o foco prático, funcional e aconchegante. O projeto conta com muitos circuitos elétricos com diferentes tipos de iluminação tornando possível a apreciação individual de cada obra de arte", explica a arquiteta Nina Rosa, uma das responsáveis pelo projeto.
Além da alteração significativa da planta baixa original, foi projetado um forro de madeira com alçapão na sala para armazenar os quadros e a ala foi integrada à cozinha, dando impressão de mais amplitude ao ambiente.
 Cozinha e hall do colecionador de arte
Na cozinha, o piso escolhido foi porcelanato, com alguns detalhes em pastilha. O piso de parquet original da sala foi mantido, mas recebeu tratamento com sinteco. Um móvel une a estante à escrivaninha, onde o colecionador pode sentar para ler com rápido acesso aos livros.
 Quarto e banheiro de colecionador de arte
Um baú na cabeceira da cama foi outro artifício utilizado para armazenar quadros maiores. Ao lado, o banheiro cujo diferencial foi o mosaico aplicado dentro box, com desenho inspirado em uma antiga fonte da cidade natal do cliente.

Sala de jantar decorada
Foto Vitor Dias
A integração da sala cozinha é mais uma vez conferida no apartamento de um casal decorado pelo arquiteto Glauco Vitor Dias. O espaço de 58 m² o desafiou a pensar em estratégias de aproveitamento do espaço.
A iluminação, essencial na percepção do espaço, foi valorizada com a instalação de lâmpadas embutidas no forro de gesso. Na sala de jantar, o espelho restaurado com pátina e decorado com rosas de ferro pintadas tomou o lugar de uma janela de demolição.
 Sala de estar decorada
Ao invés do hack para abrigar a televisão, o profissional optou por um tubo de alumínio cujos rolimãs acoplados ao aparelho permitem sua rotação para a sala de estar e para a sala de jantar.
O desnível na parede da sala de estar delimitava o início de uma antiga varanda que foi descartada para que a sala fosse ampliada. A predominância da cor vermelha foi um desejo do casal, que voltara do México e pediu a exploração de tons vibrantescomo lembrança da viagem.
Por Vanessa Macedo - Equipe Bbel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário