segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aprenda a harmonizar fruteiras na decoração

Atualmente, o uso é bastante funcional, mas a peça é capaz de dar um toque de charme e elegância ao cômodo


Centros de mesa podem ser recheados com frutas da época (Fotos: Thinkstock)

A fruteira  pode ser um acessório da decoração capaz de dar um toque de charme e elegância a um determinado espaço da casa. Quando ela não ocupa apenas um cantinho da cozinha, pode se tornar um elemento decorativo de um móvel, como é o caso da mesa de jantar.

Nas lojas de decoração é possível encontrar fruteiras com vários formatos, cores e materiais, mas é necessário saber como usá-las de maneira convidativa.
Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, o uso de fruteiras na decoração, hoje em dia, é mais funcional do que decorativo e requer, antes de tudo, o consumo das frutas. “Não há nada pior do que frutas se deteriorando e juntando insetos, mesmo que seja na despensa”, adverte.
Fruteira é capaz de dar um toque de charme e elegância ao cômodo
Para Adriana, centros de mesa podem ser recheados com frutas da época, assim como fica interessante ter uma fruteira na estante ou no bufê do jantar. “Frutas são tão belas como flores e podem ter arranjos, porém atraem pequenos insetos e se deterioram de forma mais rápida, por isso o arranjo deve sempre ser proporcional ao consumo”, alerta.
Adriana explica que as frutas têm maior vida útil se armazenadas em locais frescos, com ventilação permanente. “Portanto, nada de esconder as frutas em gavetas ou locais fechados. Mesmo se sua despensa tiver um espaço próprio para as frutas, é necessário que este espaço seja arejado e, de preferência, com alguma iluminação natural para evitar que embolorem.”
Para a arquiteta Thais Lacialamella, as fruteiras podem ser utilizadas na cozinha, na copa ou na sala de jantar, dependendo do espaço e da preferência dos moradores.
“Eu aconselho utilizar na copa ou na cozinha, deixando para levar à sala de jantar apenas no momento de servir, pois frutas atraem moscas e possuem odores nem sempre agradáveis para a área social da casa”, diz Thais.
Elas devem ficar em locais arejados
Na opinião da arquiteta, na sala de jantar as fruteiras devem ser verdadeiras esculturas e devem compor adequadamente com a decoração, pois serão o ponto central do ambiente.“Na copa ou na cozinha, podemos utilizar fruteiras de chão, embutidas em armários ou adaptadas em cestas ou em caixas penduradas na parede. Há quem prefira acondicionar frutas e legumes em geladeira, sendo a parte de baixo, na gaveta, o local ideal de armazenamento”, conclui.

Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário