terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atitudes simples ajudam a manter a casa sempre organizada

Tem coisa melhor do que chegar em casa e encontrar um ambiente limpo e organizado? Mesmo com uma faxina completa semanalmente muitas coisas vão se acumulando com o passar do tempo formando as terríveis bagunças. O acúmulo faz com que não haja espaço para guardar coisas importantes e consequentemente, impossibilita manter a casa em ordem. 
Além disso, a correria do dia a dia nem sempre permite que façamos uma arrumação completa nos cômodos. Por isso, fazer um esquema de organização fácil de ser seguido é essencial para manter tudo em ordem. Algumas atitudes que podem ajudar nesta função. Veja: 

Reprodução


Jogar fora ou guardar? 

O primeiro passo na hora de arrumar as coisas é abrir espaço para que os itens da casa possam ser organizados. Para isso é necessário se desfazer daquilo que não tem mais utilidade. Está em dúvida se o objeto é importante ou ainda vai ser útil? Para cada item, pergunte: 

  Você ou algum morador da casa usou esse objeto durante o ano? 
 Você ou algum morador da casa gosta desse objeto? 
 O objeto tem alguma utilidade ou será útil nos próximos meses? 
  Manter o objeto é mais importante do que ganhar o espaço que ele ocupa? 
 Se estiver quebrado, vale a pena ser consertado? 
 Se for um papel, você quer ou precisa realmente dele? 
 O papel deve ser guardado por algum motivo legal/jurídico? 
 Esse papel tem informação recente e que merece ser lida? 

Se você tiver pelo menos um "não" como resposta, livre-se desse objeto ou papel. Faça esse processo em todos os cômodos, observando o que há em cada gaveta e prateleira. 

Próximo passo: organizar! 

Sem as "tranqueiras" para atrapalhar chegou a hora de começar a organização em si. Coloque os objetos que ficaram nos móveis e cômodos de acordo com sua utilidade e função. 

 Não pense onde você vai guardar o objeto, mas sim onde você poderá encontrá-lo. 
 Para cada objeto, verifique a frequência de uso e qual a finalidade dele. 
 Ao ter certeza da função do objeto, verifique se ele pode ficar guardado ou se deve estar mais acessível. 
 Tenha certeza de que o objeto está na gaveta, prateleira, armário e/ou no cômodo ideal da casa. 
 Caixas transparentes ou de papelão, cestas, pastas, sacolas, potes e latas com tampas podem ser grandes aliados na organização, desde que você guarde itens similares em cada um dos recipientes. 
 Adesivos ou rótulos agilizam a identificação de determinados itens, principalmente papeis importantes. 

Mantenha tudo em ordem 

Por fim, o grande desafio é manter tudo no lugar. Inclua na rotina o ato de se desfazer das coisas inúteis e sempre retorne um objeto ao seu lugar de origem após usá-lo. 

 Ao sair de um cômodo, verifique se há alguma coisa fora do lugar ou se os objetos pertencem a esses cômodos. Guarde ou devolva o item ao local correto e feche portas e gavetas. 
 Diariamente - pela manhã ou à noite - percorra todos os cômodos da casa com uma caixa ou sacola e recolha tudo o que estiver espalhado e devolva cada item ao seu devido lugar. 
 Facilite sua rotina com atitudes simples: se quebrou, mande consertar; se emprestou, devolva; se tirou a roupa do cabide, volte a pendurá-la; se abriu, feche; se tirou do lugar, guarde. 
 Semanalmente, verifique se há lâmpadas queimadas, quadros fora do lugar ou a serem pendurados, vazamentos e outros reparos domésticos e providencie os ajustes e consertos com urgência. 
 Faça listas de coisas a serem lembradas e coisas a serem feitas. Você pode criar categorias ou temas e manter a lista com você ou num lugar visível da casa. (Fonte: Personare)


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário