quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

IR 2014: prepare-se com antecedência para declaração de imóveis

Mesmo faltando mais de um mês para o início do prazo de entrega, contribuinte já pode verificar a documentação necessária e evitar erros.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 começa no início 
de março. Mas o contribuinte não precisa esperar até lá para recolher a documentação necessária. Antecipação evita erros e além disso, o contribuinte pode verificar com calma qual o modelo de declaração renderá menos gasto.
Para aqueles que realizaram transações imobiliárias, é importante saber quais documentos são necessários
Aluguel:  Segundo reportagem do Portal G1, o locador deve verificar os valores recebidos no contrato de aluguel ou canhotos dos recibos que passou ao inquilino para indicar na fonte de renda; o locatário deve informar estes valores em pagamento efetuados.
Reformas: Despesas com construção, ampliação ou reforma de um imóvel devem ser informadas na declaração de ajuste anual e esta é a única maneira de alterar o custo de aquisição de um bem, afirma outra publicação do G1. Todas as despesas precisam estar comprovadas por documentação hábil e idônea – como notas fiscais e recibos –, que deve ser mantida em poder do contribuinte por pelo menos cinco anos.
Isenção: segundo o site da Receita Federal, o contribuinte que vende imóveis residencial privativo e adquire imóvel residencial em condomínio fica isento de imposto sobre a renda, desde que o alienante no prazo de 180 dias contado da celebração do contrato, aplique o produto da venda na aquisição de sua parte do imóvel.

Herança ou doação: No caso de um imóvel recebido por meio de herança ou doação, é preciso relacionar o bem, informando no campo o nome e CPF do doador, afirma.
Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário