segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Veja dicas para começar a investir no mercado imobiliário em 2014

Especialistas na área orientam que é preciso entender as diferenças e optar pelo investimento que cabe no seu bolso


Não é novidade que o mercado imobiliário está aquecido. Segundo matéria publicada recentemente na Zero Hora, opreço dos imóveis em Porto Alegre em 2013 subiu mais do que a inflação. Diversos são os fatores que explicam a valorização, como o desemprego em baixa e o aumento da renda das famílias. Quem tem dinheiro extra e pretende começar a investir em 2014 pode colher bons frutos no mercado imobiliário se ficar atento a demanda, lançamentos e tendências do consumidor.
investimento-mercado imobiliário-investidor-imóveis

Quem já atua na área garante que este ainda é um bom momento para investir. No entanto, houve algumas mudanças no perfil dos investimentos. Um exemplo é a estratégia de comprar imóveis na planta com o intuito de revender na entrega, antes extremamente rentável, mas que, com o mercado mais estável, não proporciona a mesma lucratividade.
“Os imóveis valorizaram muito nos últimos cinco anos, por isso acreditamos que os lançamentos já estão saindo direcionados ao consumidor final, e não mais ao investidor de planta, como acontecia anteriormente. A compra de imóveis na planta requer uma valorização grande do empreendimento durante o período de obra para ser lucrativa. O que percebemos é que esses imóveis têm sofrido uma valorização menor durante a obra – e a tendência é que continuem assim –, ficando mais difícil encontrar oportunidades realmente rentáveis nesse cenário. Ainda assim, elas existem, basta garimpar”, explicam os sócios da Trend Investimentos Imobiliários, Rafael Severo e Tales Bergmeyer Morigi.
O investidor do mercado imobiliário também precisa estar ciente de que o retorno da aplicação – compra na planta; construção de casas, edifícios e loteamentos – ocorre depois do tempo da obra, o que pode significar de 18 a 36 meses, dependendo do tamanho do empreendimento e disponibilidade de mão-de-obra.
“Outro fator a ser considerado é a velocidade de venda, o que chamamos de liquidez. Esse tempo para a negociação do imóvel varia de um bairro para outro dentro da mesma cidade, então é recomendado se informar sobre a liquidez de outros imóveis na região escolhida”, orientam os investidores.
Existem diferentes formas de ingressar no mercado imobiliário. A mais básica é adquirindo um imóvel, operação em que se exige o pagamento de 100% do bem (ou uma parte do valor para a entrada e o restante em crédito aprovado), e significa a compra integral de terrenos, imóveis em leilão, apartamentos ou salas comerciais. É possível também investir em frações de um imóvel, obtendo uma cota de um fundo imobiliário, por exemplo, e participando do lucro obtido da venda ou do aluguel dos imóveis. Essa receita é proporcional à quantidade de cotas adquiridas, dividida entre todos os compradores.
“Caso possua uma renda residual, é uma possibilidade participar de um consórcio imobiliário. Tendo sorte ou dando lances, pode-se dispor do valor com antecedência e utilizar o recurso em algum investimento. Com a renda residual ou com economias também é possível participar como sócio na construção de casas ou edifícios, recebendo os lucros do negócio de forma proporcional ao valor aportado”, detalham os sócios.
O fundo de investimento imobiliário é uma empresa organizada e registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com permissão para captar dinheiro, conforme regra estabelecida em sua criação, com diferentes objetivos: 1) captar imóveis para locação – como hospitais, hotéis, shoppings centers, entre outros; 2) para construir empreendimentos built to suit – voltados às necessidades de clientes específicos; ou 3) para realizar incorporações imobiliárias – adquirir terrenos, construir, comercializar as unidades e, então, distribuir os lucros.
“Existe a vantagem de que, quando a renda obtida com aluguéis é distribuída, fica isenta de Imposto de Renda. O investidor apenas paga IR sobre o lucro obtido com a venda da cota”, aponta Rafael Severo, que conclui: “o fato desses fundos serem registrados na CVM facilita a negociação das cotas, que podem ser negociadas via BM&F Bovespa ou pelo mercado de balcão dos bancos”.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário