sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Saiba o que perguntar no estande vendas para não errar na compra

É importante estar atento aos detalhes ao adquirir um apartamento na planta

Uma opção para quem deseja adquirir uma casa própria, não tem tanta pressa para se mudar e pretende pagar um valor mais em conta é a compra de um imóvel na planta. Dessa maneira, você começa a pagar por uma casa ou apartamento que ainda está em construção ou no projeto.
Aquisição de imóvel na planta pode significar economia de até 30% (Foto: Thinkstock)
A aquisição de imóvel residencial na planta pode significar economia de 20% a 30% em relação ao valor dos imóveis prontos e isso vale tanto para casas como para apartamentos. Além disso, outra vantagem é que você será o primeiro proprietário e a residência estará novinha em folha.
Mas nem tudo são flores neste tipo de transação. Não faltam casos de fraudes, atrasos na obra e promessas não cumpridas, além de deficiências sérias no produto final, como rachaduras e até desníveis nos andares. Porém, é possível tomar algumas precauções e é imprescindível saber o que perguntar no estande de vendas antes da compra.
A arquiteta Thais Lacialamella sugere abaixo algumas questões que devem ser abordadas pelo interessado no imóvel:
1) Quais são as faces norte e leste do empreendimento? Apartamentos voltados para estas faces são mais arejados e adequados ao nosso clima, pois recebem o sol da manhã.
2) Quais acabamentos vistos no apartamento decorado serão entregues pela construtora? Anote e tire fotos, pois servirão de base de comparação quando receber o apartamento.
3) Haverá infraestrutura para instalação de sistema de ar-condicionado? Qual o local destinado às condensadoras?
4) Haverá duto externo para coifa ou será permitido apenas o uso de exaustor?
5) Há chaminé para instalação de churrasqueira na varanda? A maioria dos empreendimentos preparados para churrasqueira já entrega a varanda com o equipamento, mas pode ocorrer de haver apenas a preparação para a futura instalação.
6) Qual a carga acidental projetada para a varanda e para o banheiro do casal? Essa informação é importante caso haja a intenção de colocar ofurô e banheira nos ambientes.
7) Quais paredes podem ser demolidas na reforma?
Tire todas as dúvidas sobre o imóvel no estande de vendas (Foto: Divulgação)
A arquiteta recomenda também que os folders e propagandas do imóvel sejam guardados para que possam ser comparados com o produto entregue.
Além disso, é importante verificar o histórico da empresa. Isso pode ser feito checando o registro do empreendimento no cartório em que o imóvel está registrado. Tão ou mais importante do que isso é verificar se a empresa tem um histórico de venda de imóveis na planta. Procure saber se há outras construções e (se possível) visite os donos para ver o nível de satisfação das pessoas, tanto com a entrega como com a qualidade do empreendimento.
Confira o contrato e veja detalhes. Duas das informações mais importantes que devem ser observadas no contrato são em relação às especificações do imóvel e em relação ao preço.
Observe detalhes como a metragem do apartamento ou casa que você vai comprar. Se a empreiteira entregar um imóvel inferior ao que você comprou, é possível fazer reclamações posteriores. Além disso, verifique detalhes em relação ao preço. Veja se é fechado ou há alguma previsão de taxa posterior. Veja também se há previsão de custos extras e de entrega do imóvel e se há sanções para a empreiteira caso haja atraso na entrega.
Finalmente, cheque a possibilidade de financiamento, o que pode ajudá-lo na hora da compra.


Fonte: Zap Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário