Cores “elétricas” estão na linha Faça Agora da Coral
Você consegue imaginar as paredes de sua casa em tons fortes como laranja, azul-profundo, amarelo-ovo ou rosa-choque? Ou prefere uma paleta mais básica, com beges e cinzas? Para os fabricantes de tintas, não há limites. A variedade é quase infinita, mas nomes simples como verde-limão ou vermelho vivo, usados há décadas, não têm mais vez.
A nomenclatura das cores está cada vez mais criativa – e complicada de se interpretar. Entre Campinas Inglesas ou Recheio de Torta, qual seria melhor para o quarto? E como decidir entre Cruzeiro Noturno e Trilha para Caminhada na parede do escritório?
Criatividade
Conheça algumas cores das coleções de tintas para 2014
• Castelos do Ar (Coral) – tom entre o rosa-pálido e o bege. Está na tendência Étnico Urbano;
• Recheio de Torta (Coral) – lembra o verde-limão. Está na tendência Faça Agora;
• Planícies Escocesas (Coral) – nuance de bege escuro. Da tendência Prova Substancial;
• Campinas Inglesas (Coral) – tom de verde-claro. Da tendência Jardim Secreto;
• Pau-Brasil (Suvinil) – verde-claro da tendência Plural;
• Pavê Gelado (Suvinil) – tom rosa-claro da tendência Elementar;
• Groselha (Suvinil) – tom rosa-escuro da tendência Pulsante.
Se está difícil escolher, os próprios fabricantes dão uma mãozinha. Os sites dos produtos oferecem guias para avaliar, combinar e harmonizar cores que, até pouco tempo atrás, nem eram cogitadas para a pintura de ambientes de imóveis residenciais e comerciais.
Coleções
Seguindo uma tendência mundial, similar à da indústria da moda, o setor de revestimentos, acabamentos e decoração de interiores passou a lançar, periodicamente, coleções com paletas de cores que interpretam diferentes estados de espírito e as motivações do consumidor.
Assim, não estranhe quando a página inicial do site da Coral pedir, sob o convite “Inspire-se”, para que você escolha entre a foto de um cachorrinho ou a de uma mulher mergulhando, ou entre uma imagem de pimentas vermelhas e outra de cubos de gelo. É parte do processo de composição de desejos do usuário. Ao final do “teste”, o programa informa qual seria sua cor preferida.
Cor equilibrada
A Coral elege o azul esverdeado como “A Cor de 2014”. O tom, rebatizado como Lagoa Particular, é tranquilo, versátil, equilibrado e sofisticado, de acordo com o fabricante, e pode ser combinado a diversos outros para compor diferentes sensações e texturas.
A coleção de tintas é separada entre tendências que identificam comportamentos atuais. Há a Revolução Silenciosa, com tons neutros e introspectivos; Prova Substancial, que sugere equilíbrio entre cores para enfrentar a pressão da vida urbana; Étnico Urbano, incorporando elementos de identidade cultural em tons fortes; Jardim Secreto, com nuances rosadas para um cenário romântico e feminino, e o Faça Agora, que traz cores ultrafortes dentro do conceito do caos e contrastes.
A Suvinil segue a mesma onda. O site também traz uma página de inspirações, sugere combinações de cores e facilita a escolha através de aplicativos e simuladores de decoração.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário