segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Para escolher cores sem medo de errar

Fabricantes lançam coleções com grande variedade de tons. Sites orientam a combinação de nuances e ajudam a entender nomes de tintas

Fotos: Divulgação/ Coral / Cores “elétricas” estão na linha Faça Agora da Coral
Cores “elétricas” estão na linha Faça Agora da Coral

Você consegue imaginar as paredes de sua casa em tons fortes como laranja, azul-profundo, amarelo-ovo ou rosa-choque? Ou prefere uma paleta mais básica, com beges e cinzas? Para os fabricantes de tintas, não há limites. A variedade é quase infinita, mas nomes simples como verde-limão ou vermelho vivo, usados há décadas, não têm mais vez.
A nomenclatura das cores está cada vez mais criativa – e complicada de se interpretar. Entre Campinas Inglesas ou Recheio de Torta, qual seria melhor para o quarto? E como decidir entre Cruzeiro Noturno e Trilha para Caminhada na parede do escritório?
 / Tons de laranja são da tendência Étnico Urbano da CoralAmpliar imagem
Tons de laranja são da tendência Étnico Urbano da Coral
Criatividade
Conheça algumas cores das coleções de tintas para 2014
• Castelos do Ar (Coral) – tom entre o rosa-pálido e o bege. Está na tendência Étnico Urbano;
• Recheio de Torta (Coral) – lembra o verde-limão. Está na tendência Faça Agora;
• Planícies Escocesas (Coral) – nuance de bege escuro. Da tendência Prova Substancial;
• Campinas Inglesas (Coral) – tom de verde-claro. Da tendência Jardim Secreto;
• Pau-Brasil (Suvinil) – verde-claro da tendência Plural;
• Pavê Gelado (Suvinil) – tom rosa-claro da tendência Elementar;
• Groselha (Suvinil) – tom rosa-escuro da tendência Pulsante.
Se está difícil escolher, os próprios fabricantes dão uma mãozinha. Os sites dos produtos oferecem guias para avaliar, combinar e harmonizar cores que, até pouco tempo atrás, nem eram cogitadas para a pintura de ambientes de imóveis residenciais e comerciais.
Coleções
Seguindo uma tendência mundial, similar à da indústria da moda, o setor de revestimentos, acabamentos e decoração de interiores passou a lançar, periodicamente, coleções com paletas de cores que interpretam diferentes estados de espírito e as motivações do consumidor.
Assim, não estranhe quando a página inicial do site da Coral pedir, sob o convite “Inspire-se”, para que você escolha entre a foto de um cachorrinho ou a de uma mulher mergulhando, ou entre uma imagem de pimentas vermelhas e outra de cubos de gelo. É parte do processo de composição de desejos do usuário. Ao final do “teste”, o programa informa qual seria sua cor preferida.
Cor equilibrada
A Coral elege o azul esverdeado como “A Cor de 2014”. O tom, rebatizado como Lagoa Particular, é tranquilo, versátil, equilibrado e sofisticado, de acordo com o fabricante, e pode ser combinado a diversos outros para compor diferentes sensações e texturas.
A coleção de tintas é separada entre tendências que identificam comportamentos atuais. Há a Revolução Silenciosa, com tons neutros e introspectivos; Prova Substancial, que sugere equilíbrio entre cores para enfrentar a pressão da vida urbana; Étnico Urbano, incorporando elementos de identidade cultural em tons fortes; Jardim Secreto, com nuances rosadas para um cenário romântico e feminino, e o Faça Agora, que traz cores ultrafortes dentro do conceito do caos e contrastes.
A Suvinil segue a mesma onda. O site também traz uma página de inspirações, sugere combinações de cores e facilita a escolha através de aplicativos e simuladores de decoração.

Fonte: Gazeta do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário