sexta-feira, 14 de junho de 2013

Feira do Móvel de Milão chama a atenção para sustentabilidade

Alguns materiais já apresentam tecnologia para ajudar a resolver problemas de poluição, como os azulejos que absorvem umidade.
Milão foi palco da Semana de Design e da Feira Internacional do Móvel de 2013, evento quemovimentou o setor na cidade mais badalada da Itália. A feira atraiu  mais de 285 mil pessoas pessoas e contou com 1269 expositores, que buscaram no tema ‘O mundo em que iremos viver’ as novidades no setor de design moveleiro.  
A arquiteta e designer Katia Vargas esteve presente no evento e destacou a sustentabilidade observada nos projetos. “Foi ótimo ver os designers pensando na sustentabilidade por meio de pesquisa, experimentação, inovação, materiais duradouros e técnicas de fabricação responsáveis”, afirma. 
Tendências 
Entre as tendências observadas está a integração de espaços, plantas verticais em superfícies e materiais de cobre e com aspecto vítreo ou marmorizado, que está mais forte este ano. O cobre é considerado pelos especialistas como o novo alumínio. Em relação às cores, os tons fortes são contrapostos aos tons pastéis e tons estilo sorbet. 
Os materiais rústicos, reciclados e sustentáveis também estão em alta, com projetos das edificações  mais ecológicos. Alguns materiais já apresentam tecnologia para ajudar a resolver problemas de poluição, como os azulejos que absorvem umidade. 
A arquiteta explica ainda que “Design e artesanato estão convergindo muito mais do que temos visto nos últimos anos. A abordagem de fabricação local está evoluindo para formas de projetar e construir produtos que utilizam materiais e perícia do 'artesanato' encontrado em mãos experientes ou através de máquinas sofisticadas ou robótica. Há mais oportunidades para um ressurgimento do tradicional artesanato em parte graças às novas ferramentas e serviços digitais”. 
Destaque
O Brasil marcou presença no evento. Os Irmãos Campana mostraram o vime como o carro chefe, seguido pelo bambu e pela seda. Na coleção Fusion utilizaram uma lâmpada azul esverdeada envolta em uma estrutura de vime em forma de sino, uma referência ao Magrebe. 

Fonte: Red Imob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário