segunda-feira, 24 de junho de 2013

Abuse das cores ao preparar uma festa junina em casa

Especialista dá dicas de como comemorar o mês de São João com uma decoração divertida para receber os amigos


Junho é mês de festa junina e ainda é tempo de comemorar o Dia de São João (24 de junho). Enfeitar a casa com uma decoração típica caprichada é um ótimo pretexto para receber os amigos.

Cachorro quente ganha charme ao ser servido em guardanapo xadrez (Foto: Thinkstock)
Bandeirinhas penduradas são itens que não devem faltar, já que são muito tradicionais neste tipo de festa. Elas podem receber estampas florais, xadrez ou até lisas, desde que sejam muito coloridas.
“A vantagem da festa junina é que é permitido colorir de verdade. Não é necessário ficar focado em apenas uma cor, tem que ser um visual descontraído”, diz a arquiteta e especialista em cenografia e festas Suzy Melo. De acordo com a profissional, o verde, amarelo, laranja e azul são cores que ficam bem ao serem combinadas no evento.
É possível reaproveitar os materiais que se tem em casa para produzir a decoração, de acordo com a arquiteta. “As bandeirinhas podem ser feitas utilizando revistas antigas”, sugere a profissional.
Chapéus de palha também podem ser “reciclados” como enfeites da festa junina em casa. “Uma boa ideia é servir pipoca dentro deste apetrecho”, diz Suzy. A especialista lembra que é o ideal é colocar um guardanapo para forrar o chapéu.

Bandeirinhas coloridas dão o clima à festa junina
Bandejas de madeira e cestinhos de palha, desses que se tem em casa para outras finalidades, ficam perfeitos ao serem inseridos na decoração da festa, podendo servir amendoins e outras comidinhas. “Todo mundo tem algo em casa que dê para aproveitar, até porque nesta festa não precisa ser tudo igual”, afirma Suzy.
Comida – “A comida bem colocada é a estrela da festa”, ressalta a especialista. De acordo com ela, se os alimentos não forem bem ajeitados, o visual fica sem graça. “As pessoas comem com os olhos”, diz Suzy.
Bolo de milho, de fubá, pé de moleque, arroz doce, doces de batata doce, de abóbora, paçoca e outras guloseimas típicas parecem ainda mais deliciosas quando bem apresentadas.
“O cachorro quente pode ser servido em guardanapos xadrez, assim como a pipoca fica charmosa ao ser oferecida em saquinhos com um santinho de São João colado”, recomenda Suzy.

Xadrez pode estar presente em guardanapos e toalhas
Quentão e vinho quente servidos em copos charmosos também impressionam os convidados, ainda mais se o recipiente evitar que as pessoas queimem as mãos com a temperatura das bebidas.
Milho cozido espalha o aroma pelo local e é uma das comidas típicas presentes na festa. “O anfitrião pode fazer um arranjo com algumas espigas, usando uma palha verde para amarrá-los e dar o toque final”, indica a profissional.

Pé de moleque é um dos doces típicos da festa junina
Para enfeitar a mesa, Suzy recomenda colocar uma moranga sobre ela e espalhar vasos de barro com flores do campo plantadas. A toalha pode ser xadrez para reforçar o clima junino.
Canela em pau também produz arranjos interessantes para a data. “Amarre-as com uma fita de palha e as coloque em xícaras para servir quentão ou então as deixe espalhadas na mesa”, sugere a profissional.

Bolo de fubá também é atração da festa
Música – Se a casa for espaçosa, é possível até mesmo fazer uma quadrilha e fogueira na parte externa. No entanto, se o anfitrião morar em apartamento, o mais adequado para não incomodar os vizinhos é utilizar um fundo musical para embalar a festa.
Aroma – Ao contrário do que se pode imaginar, usar um aromatizador na festa pode influenciar negativamente. “As comidas já tem cheiro forte e característico, não vale a mistura”, orienta Suzy.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário