Lareira em casa é boa
A janela mostra aquela chuva fina e o céu cinza, enquanto dentro de casa a vontade é ficar debaixo do cobertor. A lareira é uma ótima opção para receber os amigos nos dias frios de inverno, assim como cria um clima romântico para os casais curtirem a baixa temperatura dentro do lar.
As lareiras oferecem aconchego aos ambientes. “Seja a gás ou à lenha, ela é sempre um motivo para reunir a família e amigos nos dias frios”, diz a arquiteta e designer Maria Claudia Luna.
No entanto, a sala não é mais o único ambiente da casa que recebe a lareira, de acordo com a especialista. “Os quartos, home theaters e até escritórios já aderiram a este artifício para esquentar o ambiente no inverno”, diz a profissional.
O mercado oferece diversos tipos de lareiras. “É preciso escolher um bom fornecedor e uma que atenda as necessidades sendo esteticamente harmônica com o ambiente”, recomenda Maria Claudia.
A arquiteta garante que, além da variedade oferecida no mercado ser enorme, as lareiras estão ficando também mais modernas.
Segundo Maria Claudia, as mais usadas nos dias de hoje são as que usam gel e não necessitam de lenha, instalação, tubulação de gás ou construção.
“Essas lareiras funcionam a partir da queima de gel feito de álcool de cereais”, explica a arquiteta. Maria Claudia afirma que elas oferecem fonte de calor bonita, segura e sem fumaça.
“As lareiras elétricas são mais indicadas para uso interno residencial”, diz a designer. Este tipo de aquecedor oferece praticidade aos proprietários e não emitem fumaça. Já às que são a lenha são as mais propícias a lugares com frio intenso e prolongado.
As lareiras não precisam, necessariamente, transmitir um visual clássico. Na Casa Cor SP 2013, a arquiteta Brunete Fraccaroli usou em seu ambiente “Mil Tons de Cinza” um equipamento feito em aço. A peça, presa pelo teto, confere um visual mais moderno ao espaço.
Lareira ecológica – Quem se preocupa com o meio ambiente pode optar por uma lareira ecológica. Segundo informações do Feirão das Lareiras, elas funcionam com fluido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim, a partir do etanol. Este tipo de lareira não produz cheiro nem fumaça.
Acabamento – “O revestimento da lareira depende do tipo de decoração que o ambiente apresenta”, diz Maria Claudia. A profissional afirma que, como o equipamento faz parte do espaço, precisa ser inserido dentro do contexto decorativo.
“Não é toda a decoração do ambiente que precisa ter uma ligação com a lareira, mas fica interessante ter um ou outro objeto que faça menção a ela”, sugere. Maria Claudia lembra que a escolha dos acabamentos vão desde pedras rústicas até mármore para dar um toque de requinte.
Cuidados - A orientação de Maria Claudia é que nunca se utilize a lareira com a válvula fechada, pois desta maneira ela pode produzir fumaça. A lenha tem que estar seca, pois molhada produz fuligem e não brasa.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário