Lembre-se da casa da vovó: ambiente aconchegante, cheio de mimos na decoração e com a típica colcha de retalhos.
O patchwork nada mais é do que essa conhecida e antiga técnica manual de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de conceitos, cores, estampas, formatos e design.
Traduzido como “trabalho em retalhos”, essa técnica foi criada no século XVII. Depois, surgiram as colchas de patchwork, feitas com sobras de tecido de costureiras.
Hoje em dia, a popularidade é tão grande que existem retalhos específicos para recriar não somente colchas e mantas, mas, objetos decorativos em geral.
E o assunto não para por aí! A técnica do patchwork está tão em alta, que foi lançada a Patchwork Design, exposição internacional criada pelo produtor Zeca Medeiros.
A mostra contemporânea reúne mais de 80 peças, foi exposta no Brasil em março deste ano e contou com obras de brasileiros e norte-americanos.
Confira cinco dicas para aproveitar o patchwork na decoração de sua casa:
1. Patchwork nos detalhes: aplique retalhos em objetos antigos e transforme-os. De porta-copos a molduras de quadros, passando por bonecas, bolsas e porta-retratos. Basta criar e libertar sua imaginação.
2. Ambiente aconchegante - Por que não abusar da colcha de retalhos? A famosa manta deixa o ambiente colorido e seu preço vale a pena. Pode ser feita em casa ou por aquela costureira de confiança, basta reunir os famosos retalhos e mãos à obra!
3. Misture sem medo - O mix de desenhos e tecidos dão um charme especial. O importante é que sempre acompanhem os tons do maior destaque escolhido.
4. Poltrona velha de cara nova - Customize seus móveis, como uma poltrona antiga, por exemplo. Encosto, assento e braços podem ser forrados com estampas diferentes e dão um ar mais leve e alegre para o ambiente.
5. Na medida certa - Para os menos ousados, o toque pode vir de uma tela ou painel com fotos da família. Barras de lençóis, toalhas e tapetes também entram na lista dos objetos finalizados com patchwork.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário