sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Manutenção de móveis próprios para áreas externas garante durabilidade

Peças feitas em madeira, por exemplo, requerem aplicação semestral de verniz para conservação


O verão é a época do ano em que mais aproveitamos as áreas externas de nosso lar, sejam varandas, jardins e piscinas em casas, ou sacadas em apartamentos.  Nesses ambientes, móveis e objetos decorativos resistentes às mudanças de temperatura se fazem necessários. E para garantir a durabilidade desse mobiliário específico, alguns cuidados precisam ser seguidos. Afinal, ninguém merece desfrutar de um dia lindo de sol em uma chaise ou poltrona com madeiras cheias de lascas ou almofadas desbotadas.
móveis-áreas externas-piscinas-verão

Segundo Luísa Mazarotto, gerente comercial da loja Raffinato, especializada em móveis feitos em fibra sintética e madeira tratada, o cuidado deve ser iniciado já na hora da compra.  “A indicação dos móveis é feita com base no ambiente que irão compor. Haverá sempre a necessidade de se observar a estrutura da peça, bem como o acabamento. Por exemplo, se a escolha for pela utilização de móveis que possuem metais em sua composição, as melhores alternativas são o alumínio e o ferro galvanizado, já que não enferrujam. Quanto à madeira, opta-se pelas que recebem uma camada de verniz polistein, protegendo o material contra a ação do tempo”.
Os conhecidos móveis para piscina, com material trançado e facilmente encontrados em casas de praia, também exigem cuidados. Essas peças feitas em fibras só são indicadas quando confeccionadas em material sintético, pois ainda não há preparo que o deixe suficientemente resistente.
 
Considerando os materiais já citados, Luísa destaca três linhas de cuidados: para as fibras e metais; para madeiras; e para móveis que apresentem aplicação de tecido. Na primeira, não há a exigência de manutenção, apenas limpeza, o que possibilita que a peça possa ser mantida em ambiente externo permanentemente. As madeiras, apesar de tratadas, requerem aplicação semestral de verniz polistein para conservação. Em relação aos móveis com aplicação de tecido em almofadas ou assentos, mesmo que as peças sejam confeccionadas em tecido acquablock ou 100% acrílico, o procedimento é simples: remover as áreas com sua aplicação em momento de desuso, pois, com a ação do tempo, pode ocorrer infiltração de água por meio de suas costuras.
Existe uma variada gama de cores, texturas e espessuras de fibras sintéticas. Algumas fibras apresentam cores uniformes, outras mescladas. Porém, a paleta de cores abrange desde tons neutros como o preto, branco, tons de bege e marrom, até cores fortes como o amarelo, verde, vermelho, azul, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário