quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sem abrir mão da praticidade, casas de praia ganham estilo com projetos personalizados

Conheça três propostas diferentes e veja as orientações dos arquitetos sobre a decoração de residências no litoral


Comprada ou construída, a casa de praia dos sonhos traz consigo o dilema: como decorar com estilo, mantendo os ares de litoral? Três especialistas mostram os projetos que desenvolveram no litoral gaúcho e catarinense e dão suas dicas.
Cobertura em Jurerê Internacional
Projeto: Cristiana Bez Delpizzo e Robson Nascimento
Execução do Projeto: Giovani Bez Delpizzo
O local onde antes era uma piscina, virou um deck com jacuzzi e uma ampla área externa integrada ao espaço gourmet para receber amigos e familiares. Os móveis externos escolhidos pelos arquitetos distanciaram-se um pouco das opções tradicionais, mas valorizaram tons e cores sóbrios sem retirar o clima descontraído que o ambiente requer. A opção por uma jacuzzi acrescenta sofisticação e mantém no imóvel sua principal característica: oferecer prazer, relaxamento e bem estar nos dias quentes de verão.
decoração-casa

Também preservando o ar descontraído de um apartamento de praia, optou-se por colocar uma mesa de sinuca entre os ambientes do home theater e da sala de estar. Entretanto, o móvel possui design diferenciado para manter a sofisticação dos ambientes.

decoração-casa
Residência no condomínio Bosques de Atlântida, em Xangri-Lá
Arquitetura de interiores: Marion Feldmann
“O conceito arquitetônico utilizado nesse trabalho foi proporcionar, através da ambientação, um espaço acolhedor com classe e identidade; mas ao mesmo tempo, versátil e despojado, como uma casa de praia deve ser.”
decoração-casa

Para isso, na sala foram colocados dois sofás robustos com capas em sarja no tom cru, aliando conforto e versatilidade. Duas mesas de centro em madeira de demolição (mesmo material dos aparadores no hall e da mesa de jantar) completam o ar descontraído do ambiente. Para os dias frios – já que hoje a casa de praia não é mais utilizada somente na alta temporada – o calor de uma lareira a gás.
decoração-casa

O lugar destinado ao jantar permite um recanto de conversação, um espaço de jogos e uma gourmeteria. A sala, composta por duas mesas quadradas, atendeu à proporção necessária, intercalando cadeiras estofadas e bancos em madeira de demolição. A coberta de mesa no estilo português proporcionou o toque final de elegância.
decoração-casa
Os tons crus e terrosos foram repetidos nos tapetes e passadeiras indianas, trazendo calor ao ambiente. Para completar, lustres em estilo holandês geram uma atmosfera informal.

Residência na praia de Atlântida
Arquitetura de interiores: Paulo Hoffmeister
“Na minha opinião, as casas em geral devem ser integradas, em espaços únicos, e ter grandes aberturas para o jardim. Principalmente as de praia. É preciso saber aplicar os elementos para que o conjunto forme uma característica harmoniosa ao contexto praiano e tenham uma boa relação entre si.” Assim é que o arquiteto Paulo Hoffmeister explica as escolhas que fez na casa que ilustra esta página. Ele também lembra a importância da ventilação cruzada, que areja toda a casa. “Especialmente a cozinha e o espaço gourmet”, afirma.
decoração-casa

Na sala, foram colocados estofados em tons de azul e branco, tapete de sisal e parede de cimento na coloração areia. Os objetos escolhidos são de cores quentes, como laranja e vermelho. No quarto, a decisão foi por uma linha mais simples e clean: móveis ripados em laca branca com fundo em madeira.

decoração-casadecoração-casa

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário