quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Motor home rodas são verdadeiras casas sobre rodas e podem ser personalizados

É possível personalizar o interior com papel de parede, piso vinílico que imita madeira e móveis planejados

Janeiro, mês de férias, hora de viajar… Quem nunca pensou em pegar uma estrada meio sem rumo, sem precisar fazer reserva em hotel, parando no lugar e na hora em que quisesse? Os motor homes oferecem essa liberdade, pois são verdadeiras casas sobre rodas.
O acabamento pode ser modificado (Fotos: Divulgação)
De acordo com Odirlei Pasa, proprietário da Neway RVS Projetos Especiais, empresa de Novo Hamburgo (RS) que comercializa esses veículos, os motor homes podem custar de R$ 50 mil até R$ 600 mil, dependendo do veículo utilizado e do tamanho, e são preparados sob encomenda. A entrega demora cerca de seis meses e, normalmente, o proprietário vai até o local buscar e já sai de lá viajando.
“Temos padrões de veículos, mas o acabamento pode ser modificado, feito ao gosto do cliente”, explica. Segundo ele, um dos modelos mais procurados atualmente é um Iveco, com 8,5 metros de comprimento, que acomoda seis pessoas.
O modelo conta com um quarto com cama de casal, um banheiro, uma sala-cozinha com sofá-cama para duas pessoas e há outra cama de casal sobre a cabine do motorista.
Um modelo de motor home da Iveco
Entre os equipamentos que o Iveco Daily oferece estão: refrigerador duplex; micro-ondas 30 litros; dois fogões com dois queimadores (cooktop), interno e externo; depurador para o fogão interno; condicionador de ar de teto centralizado; home theater com DVD, radio, USB; além de três televisores de LED de 26 polegadas – para a sala, quarto e área externa.
Possibilidades que a casa sobre rodas oferece
Embora esses motor homes já venham prontos, com móveis e eletrodomésticos, também é possível dar seu toque especial e fazer sua própria decoração. A arquiteta Luciana Corrêa sugere que os móveis sejam retráteis, pois, assim, uma cama ou uma mesa podem liberar espaço para outras atividades enquanto não estiverem sendo usadas. Ela explica que a ferragem para esse tipo de mobiliário costuma ser específica.
“Em geral, as pessoas levam apenas o essencial para o motor home, então não há necessidade de prateleiras com livros e outros objetos, podendo ser substituídas por armários. Além disso, prateleiras abertas com muitas coisas expostas podem causar desconforto visual e armários fechados eliminam essa sensação.
Outra tendência, na opinião de Luciana, são os adesivos, que decoram e não ocupam espaço. “Procure usar móveis que, apesar de bonitos, não tenham muitos detalhes para não exigir muita manutenção e limpeza. Esse tipo de local é para ser usado em viagens, férias e não deve ocupar seu tempo”, alerta.
Ela recomenda que as cores sejam usadas com cautela, mas sem deixar o ambiente neutro demais, pois pode ficar impessoal. Nos quartos, uma boa dica é a cama com gavetas embaixo. “Usar o mesmo piso em todos os ambientes trará a sensação de amplitude”, diz Luciana. Além disso, ela recomenda que as principais necessidades e hábitos sejam listados antes de decorar o ambiente. “Se não costuma levar muitas pessoas, não sobrecarregue o local com muitas cadeiras, camas etc. Neste caso, o menos é mais”, ensina.
Quarto moderno e sofisticado
Dia a dia - Para quem tem curiosidade sobre como é o dia a dia a bordo do motor home, saiba que eles contam com reservatório de água, que pode variar de 100 litros a 1.000 litros, na média. “Tem bomba de água nas torneiras, aquecedor para fornecer água quente para o banho ou para lavar louça e para cozinhar”, explica Pasa.
Existem três reservatórios – de água potável, servida e detritos. A água potável é enviada ao chuveiro por meio de bomba d’água, que é acionada quando o registro abre. Essa bomba manda água fria diretamente e também passa por um aquecedor que vem ao misturador do chuveiro. A água usada no banho vai ao tanque de água servida e, depois de algum tempo, o tanque é esvaziado. O sanitário tem também o tanque de detritos para acumular as descargas.
Ele complementa que há três fontes de energia: a de 12V, que vem por meio de bateria, que gera a iluminação; a energia alternada, de 127V ou 220V, vem de fonte externa, pois o carro pode ser conectado a uma tomada. Há também o gerador de energia, que vai dentro do veículo e normalmente usa gasolina ou óleo diesel. Além disso, há o inversor de baterias, que transforma a energia de 12V em 220V.
Cozinha pequena, mas muito bem planejada
Pasa explica que, no motor home, tudo é otimizado. “Hoje o nosso produto mais popular tem pouco menos de 20m², sendo um quarto de casal, box, banheiro, cozinha, sala, cabine e um dormitório acima da cabine”, detalha. Esse é praticamente o mesmo espaço de alguns apartamentos comercializados em São Paulo, com a diferença de que o motor home pode levar seus moradores para onde eles quiserem.
“O veículo já vem pronto para uso, com estofamentos em tecido e couro, pastilhas decorativas, granitos, louças sanitárias, piso, luzes diretas e indiretas, e tudo pode ser customizado de acordo com o gosto, já que é a casa da pessoa e ela pode escolher”, diz Pasa.
É possível abusar do bom gosto nos acabamentos
O arquiteto Augdan de Oliveira Leite concorda que, quando se compra um motor home novo, há vários padrões de acabamento que se pode escolher. Mas no caso de um usado, também é possível personalizar. “Você pode colocar papel de parede, piso vinílico que possa ser lavado, com padrão que imita madeira, por exemplo, para dar acabamento melhor”, sugere.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário