Agora o consumidor tem mais um certificado de segurança para envidraçamento de sacadas (Fotos: Thinkstock)
Entrou em vigor nesta semana a nova norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para sistemas de envidraçamento de sacadas. A diretriz estabelece os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos vidros em sacadas de edifícios de uso público ou privado.
Segundo o coordenador da norma, Rodrigo Belarmino, o consumidor agora pode ter em mãos parâmetros de qualidade e segurança para selecionar seu fornecedor de acordo com esses quesitos aprovados.
“Temos visto que as empresas não têm muito cuidado com a segurança e estamos fazendo um trabalho para essa melhoria”, afirma o coordenador.
Entre os procedimentos fundamentais da norma estão a fixação, ancoragem e resistência do sistema de envidraçamento de sacadas.
A norma recomenda que um responsável técnico da empresa, que seja engenheiro ou arquiteto, emita um atestado de responsabilidade pelo produto e pela instalação. Caso aconteça algum problema, esse profissional vai ser responsabilidade juntamente à empresa.
“Muitas vezes o pessoal coloca três parafusos em vez de colocar dez em um sistema. Se tiver um responsável técnico pra fiscalizar, esses erros não vão acontecer”, alerta Belarmino.
Outra questão importante é que o cliente deve exigir que toda empresa que fornece o sistema de envidraçamento de sacadas apresente um certificado aprovando o equipamento de acordo com a norma.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário