Ele está em todo lugar: portas, paredes, janelas e objetos. O vidro deixou de ser acessório para se tornar componente principal na arquitetura de casas e apartamentos residenciais ao redor do mundo.
A transparência traz a ideia de modernidade e, ao mesmo tempo, liberdade. Se imagine em uma casa toda de vidro, em meio a um visual incrível, próximo à natureza. Imaginou?
Esta foi a ideia dos arquitetos italianos Carlo Santambrogio e Ennio Arosio, que, em um projeto inusitado, criaram uma casa toda de vidro, idealizada para paisagens da Itália e Reino Unido.
A famosa casa muito engraçada, que não tinha teto e não tinha nada, virou uma tendência. Sim, o minimalismo virou moda e chegou aos padrões de decoração de ambientes. Concreto e vidro estão entre os queridinhos na arquitetura de casas e apartamentos residenciais ao redor do mundo.
“Mas, precisamos ficar atentos para não exagerar e ultrapassar nossos próprios limites de privacidade. O ideal é ter a ajuda de um profissional para trabalhar um projeto que fique alinhado aos objetivos do morador.”, afirma o arquiteto Paulo Frisoni, da Montagem Arquitetos.
Fique por dentro de cinco dicas básicas para abusar do vidro em ambientes:
1)Na cozinha e no banheiro, aposte em vidros foscos, que são opções não transparentes e garantem que o espaço fique isolado.
2) Nas janelas e paredes de vidro, coloque cortinas longas e de cores frias. É uma maneira de optar pela privacidade, quando necessária. A cortina do tipo blackout é a mais recomendada para ambientes que precisam de “escuridão”, como salas de TV e quartos, por exemplo.
3) Nas divisórias e balcões, blocos de vidro são os indicados. Eles dão a ideia de separação sem isolar ambientes, conservando a ideia de unidade e amplitude na decoração.
4) No piso, concreto e madeira são os preferidos quando há muito vidro na casa. São neutros, arrojados, e modernizam a casa.
5) Na decoração, couro, metal e madeira são facilmente mesclados com vidro e dão ideia de sofisticação e elegância. Aposte em objetos lisos e com poucos detalhes.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário