segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

13º salário pode ser usado para compra de imóvel

A bonificação pode contribuir para pagar as prestações em atraso do imóvel, adiantar as parcelas ou até mesmo dar entrada ou quitar um financiamento

Com o pagamento do 13º salário, os planos sobre como usar o dinheiro extra para a maioria dos trabalhadores pode virar uma oportunidade de aplicá-lo em um imóvel seja com o objetivo de moradia ou como um investimento em longo prazo.

Há varias opções de como investir o rendimento adicional. A bonificação pode contribuir para pagar as prestações em atraso do imóvel, adiantar as parcelas ou até mesmo dar entrada ou quitar um financiamento.


Outra decisão a ser tomada é reservar parte do 13º salário para pagar despesas extras no início do ano que vem, que inclui o IPTU (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

No entanto, antes de usar a quantia, especialistas alertam que é importante o comprador avaliar o investimento. Antes da escolha, é fundamental fazer as contas com antecedência e avaliar qual o melhor caminho a percorrer.
“Somente assim é possível definir qual é a melhor solução, o que inclui avaliar o custo/benefício, além de verificar se as prestações não vão comprometer mais do que 30% da renda familiar. Outra precaução é pedir uma planilha do banco com a projeção de todas as parcelas do financiamento, incluindo as taxas extras e os seguros que compõem a prestação”, orienta Marco Aurélio luz, presidente da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), via nota.
Para ele, quem pretende pagar as prestações que estão para vencer também fará uma boa alternativa. “Usar a gratificação de Natal na amortização antecipada, reduzirá o saldo devedor e, consequentemente, provocará o recálculo da prestação e diminuirá as parcelas futuras”, afirma.
Já nas situações para quitar o financiamento, Marco recomenda negociar com a financeira e pedir um desconto do valor ou abater os juros.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário