segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mesa de Natal e de fim de ano: sofisticação para comer com os olhos

Confira sugestões para receber os convidados com elegância e descontração sem abrir mão do espírito de festas


Mesa de Natal e de fim de ano: sofisticação para comer com os olhos Divino Espaco Boutique Decor/Divulgação
Tecido com estampa de árvore de Natal (acima) deixa a mesa original e personalizada e também pode ser dependurado em uma porta ou parede. Note o dourado pontual nos objetos decorativos e a ideia de colocar no miolo da guirlanda, do outro lado da mesa, os pratosFoto: Divino Espaco Boutique Decor / Divulgação
Vai receber a família em casa no Natal? Ou organizar festas de fim de ano entre amigos? Para qualquer uma das opções, preparar o lar para a ocasião é fundamental. Tão importante quanto saborear as delícias natalinas é a composição da mesa. Pode ser algo super elaborado ou simples, o que vale é planejar com carinho para o encontro ser especial.
Para aqueles que querem fugir dos enfeites tradicionais como Papai Noel e árvore de Natal, a dica é ser criativo. As bolas, por exemplo, que são vendidas em conjuntos de vários tamanhos e preços, entram em cena. Afinal de contas, a bola tem por si só uma riqueza de detalhes e brilhos que deve ser valorizada. Incremente a mesa com modelos dourados ou da tonalidade que preferir espalhados entre os pratos (abaixo) ou agrupados em um centro de mesa.
Outra dica de baixo custo é utilizar pinhas na ambientação. Reunidas sobre um prato ou dependuradas uma a uma com uma fita vermelha em um recanto da sala, criam uma atmosfera genuinamente natalina.
Para a decoradora Carmem Batista, bom gosto e criatividade já é o primeiro passo para a noite ser inesquecível.
– Uma toalha bonita, delicados arranjos florais e pratos de porcelana nas cores do Natal são suficientes para uma belíssima mesa – sugere.
Quanto às cores, o vermelho é a mais característica e deve ser evidenciada. Mas tente fugir de combinações óbvias, como vermelho e branco. Defina a paleta de acordo com as peças mais caras e de maior volume que você já tem, deixando para investir em detalhes, como guardanapos, velas e outros detalhes. A estratégia de aproveitamento diminui o gasto comprando objetos novos. 
Gloria Baumgart, diretora de marketing da Cidade Center Norte, de São Paulo, e expert no assunto, também compartilha recomendações: 
– A data pede taças, combinadas pela mesma cor ou por em composição colorida, mas seguindo a mesma linha de vidros ou cristais sem exageros – conclui. 
A decoradora e proprietária da Divino Espaço Boutique Decor, de São Paulo, Amelinha Amaro, preparou algumas mesas de Natal e Réveillon como inspiração para quem quer se inspirar ao receber neste fim de ano. Uma delas aposta na tradicional combinação vermelho-verde (abaixo), mas aposta em detalhes personalizados para fugir do lugar comum.


– Sem toalha, a mesa de madeira transmite mais calor. Usamos um centro de mesa feito de espelho para dar uma leveza, fruteira vermelha com muitos galhos e bolas de frutinhas. Dentro dos copos foram colocados pequenos pinheirinhos com o nome de cada convidado marcando o lugar – conclui. 
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário