quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cozinha do futuro terá impressora 3D de alimentos e campo magnético em vez de fogão

A cozinha do futuro será totalmente interativa e vai ajudar não apenas no momento de cozinhar, mas também na hora das compras e de comer com eficiência e higiene.
E muita dessa tecnologia já existe - ainda que em protótipos.
Geladeiras inteligentes usam wi-fi, telas de tablets e leitor de códigos de barra para calcular a quantidade de comida armazenada e suas datas de vencimento. Elas também podem sugerir receitas baseadas nos ingredientes em estoque.
Confira outras novidades que podem estar disponíveis em breve:
Impressora 3D de alimentos
A empresa Natural Machines, de Barcelona, criou um protótipo chamado Foodini. A máquina é uma impressora 3D que produz diversos tipos de alimentos, de ravióli a chocolate, passando por torradas com detalhes feitos com geleia.
A Nasa vem pesquisando uma tecnologia similar para produzir alimentos mais apetitosos para seus astronautas em missões.
Lynette Kucsma, diretora da Natural Machines disse à BBC: "Estamos em busca de comida do dia a dia, comidas saborosas como ravióli ou nhoque. Mas também queremos decorar as torradas que você come no café da manhã."
Segundo a empresa, a Foodini poderia custar algo como US$ 1.350 (cerca de R$ 3 mil), mas não há planos para que ela chegue às lojas tão cedo.
Tábua de cortar com tela touchscreen
Outra inovação é uma tábua de cortar com uma tela touchscreen, criada por Siobhan Andrews.
Batizado de Chop-Syc, o protótipo já ganhou competições de design. Munida de um sistema wi-fi, ela consegue pesar ingredientes, sugerir receitas e medir a quantidade de um item a ser usado, de acordo com o número de pessoas que vão comer aquele prato.
Segundo Siobhan, a ideia da tábua é "simplificar a gastronomia saudável". O produto também consegue adicionar o ingrediente de uma receita à sua lista de compras e fazer o pedido em um site de compras online.
Feita de vidro resistente, ela permite que alimentos sejam cortados sem que sua estrutura seja prejudicada.
Calculadora dobrável de valor nutricional
Uma espécie de tapetinho dobrável e com wi-fi, o Nutrima é capaz de pesar os alimentos e também de calcular seu valor nutricional. Basta colocar os ingredientes sobre o protótipo.
Finalista em uma competição de design patrocinada pela Electrolux neste ano, o equipamento carrega sua bateria apenas ao ser dobrado.
A tecnologia de tela dobrável é uma das que mais se desenvolve. E não é preciso muita imaginação para perceber como essas gadgets inteligentes vão, em breve, compartilhar informação com nossas geladeiras inteligentes.
Controlador de velocidade de ingestão
Lançado este ano, o HAPIfork monitora a velocidade que você come, em uma tentativa de fazer com que as pessoas desacelerem na hora das refeições.
Já foi comprovado que comer rápido demais contribui para a obesidade, porque nossa sensação de fome e saciedade demora mais para chegar. Nossos hábitos alimentares podem ser armazenados em um computador e transformados em um gráfico.
Indução para cozinhar
Henrik Otto, vice-presidente de design da Electrolux disse em entrevista à BBC. "Ainda há muita tecnologia que não entrou na vida cotidiana, como o que chamamos de 'indução ao cozinhar'."
A técnica usa corrente elétrica alternada para produzir um campo magnético que oscila e esquenta uma panela. É mais rápido e usa menos energia para esquentar comida do que um fogão a gás ou elétrico.
E essa tecnologia permite ainda que o "fogão" reconheça o tipo de panela colocada sobre sua superfície, evitando que colheres ou abridores sejam aquecidos por engano.
Mas Otto acredita que essa tecnologia pode ser usada de maneira muito mais ampla.
"E se toda a área das bocas do fogão usassem essa indução? E se ela pudesse ser usada para carregar outros equipamentos?"
Segundo ele, à medida que a população mundial aumenta, "os quartos terão de se transformar ao longo do dia e nossa tecnologia deverá auxiliar nessa multifuncionalidade."
"A mesinha do café de uma sala também pode ser um fogão de indução, que carrega o notebook durante a noite", diz.
Divulgação/Electrolux
A cozinha do futuro será totalmente interativa e vai ajudar não apenas no momento de cozinhar, mas também na hora das compras
A técnica de "indução ao cozinhar" usa corrente elétrica para produzir campo magnético que oscila e esquenta a panela

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário