segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cresce a renovação de contratos de aluguéis

De janeiro a novembro deste ano, a renovação formal de contratos de locação cresceu 12% em relação ao mesmo período de 2012

Enquanto o consumidor não consegue adquirir a casa própria, o aluguel tem sido cada vez mais a alternativa escolhida para este período.


Segundo pesquisa, muitos contratos estavam com valores defasados em razão dos baixos índices do IGP-M em anos anteriores (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

Levantamento da Lello Condomínios, empresa que atua em administração imobiliária no Estado de São Paulo, aponta crescimento de 12% no total de contratos de locação residencial que foram renovados formalmente de janeiro a novembro de 2013. A alta é em relação ao mesmo período do ano passado.

Pela Lei do Inquilinato, todos os contratos prorrogam-se automaticamente após o seu vencimento, vigendo, a partir de então, por prazo indeterminado. Mas, revisar e atualizar bases contratuais, ajustando novos prazos e renovando a garantia (fiador, caução, seguro-fiança) é muito importante para garantir a segurança de proprietários e para os inquilinos que desejam uma locação duradoura e tranquila, diz parte do texto da pesquisa.
Segundo a administradora, 100% dos contratos que foram renovados formalmente neste período passaram por reajuste no valor do aluguel. Isto porque muitos contratos estavam com valores defasados em relação à realidade atual do mercado, em razão dos baixos índices do IGP-M em anos anteriores.
Outro fator determinante para a renovação do contrato é a relação amistosa e cordial entre as partes, aponta a Lello.
“Se o inquilino está satisfeito com o imóvel, a unidade está bem conservada e o proprietário recebe o aluguel em dia, sem qualquer dor de cabeça, a tendência é pela manutenção do contrato”, explicou Roseli Hernandes, diretora da empresa, via nota.
Roseli afirmou ainda que o retorno dos proprietários e inquilinos contatados pela administradora no vencimento do contrato de aluguel tem sido bastante positivo.

Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário