quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aprenda a escolher o melhor acabamento de tinta para a sua casa

Saiba quais são os prós e os contras do fosco, acetinado e semibrilho, principais produtos disponíveis no mercado

O mercado de tintas oferece uma grande quantidade de cores para a pintura das superfícies, com basicamente três diferentes tipos de acabamento – fosco, acetinado ou semibrilho. Diante de tantas variações, fica difícil saber qual é a mais indicada para as necessidades da casa.
Além das cores, consumidor deve optar pelo melhor tipo de acabamento
Além das cores, consumidor pode optar pelo melhor tipo de acabamento

ateo Lazzarin, gerente de laboratório da Tintas Coral, afirma que o fosco, como não possui brilho, permite disfarçar pequenos defeitos e irregularidades das paredes e tetos.  Sendo assim, proporciona uma aparência uniforme nas áreas.
Já Karina Monaco, gerente de produto da Suvinil, acrescenta que essa alternativa ajuda a camuflar erros e falhas de aplicação ou de diluição da tinta, e é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante.
Porém, o especialista da Coral alerta que tal opção, por ter um filme um pouco mais poroso, pode gerar acúmulo de sujeira com mais facilidade ou apresentar polimento quando submetida a atrito. Portanto, não é a mais recomendada para locais onde se requer limpeza frequente.
Embora possam ressaltar mais as imperfeições, os acabamentos acetinado e semibrilho se mostram resistentes a uma faxina, pois seus filmes são menos porosos (quanto mais brilho, menor a porosidade), conforme explica Lazzarin.“Por isso, além de dificultar a aderência da sujeira, tornam a limpeza da superfície mais fácil, sem que haja o risco de polimento do filme da tinta, como ocorre no acabamento fosco”, completa.
Os cômodos da casa, como sala e quartos, podem receber tintas de qualquer tipo de acabamento
Sala e quartos podem receber tintas de qualquer tipo de acabamento
Karina sugere o uso da opção acetinada em paredes bem niveladas, onde se deseja ampliar a praticidade da remoção da sujeira, bastando o responsável pela limpeza utilizar um pano úmido com detergente neutro.
Por outro lado, ela diz que o acabamento semibrilho proporciona reflexos mais intensos e é indicado para superfícies niveladas, como portas, batentes e janelas.
Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário