quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Casa na praia: comprar ou alugar?


A estação mais quente do ano está chegando. Durante os dias de verão, ir à praia – para passar alguns dias da alta temporada ou curtir os fins de semana – se torna a opção de lazer preferida da maioria da população.  Nesta época, as cidades ficam vazias para o litoral receber os veranistas. Mas, afinal, o que é melhor: ter a sua própria casa ou apartamento na praia, ou alugar durante o verão?
As duas opções têm vantagens e desvantagens, tanto para o lado econômico, quanto para o bem- estar. Para fazer a escolha de compra ou locação, duas questões devem ser analisadas: o tempo de uso e o preço que pode ou deseja gastar. A partir disso, é que se deve pensar qual a melhor solução para aproveitar o verão.
Aluguel
Locar uma casa ou apartamento permite mais opções de escolha, de acordo com o que se espera e o que se pode gastar. O tamanho do imóvel, por exemplo, varia muito. Há casas e apartamentos com só um quarto ou vários, com mais de um banheiro, com ampla sala e cozinha, com mais de uma vaga na garagem ou, ainda, com espaço de lazer, como churrasqueira e piscina. A localidade do imóvel também é uma questão que fica à escolha do inquilino, já que existem alternativas próximas ou mais distantes da praia.
Daniel Funchal, engenheiro e sócio da Tago Engenharia, de Balneário Camboriú, ressalta que em todas as regiões litorâneas, são muitas as alternativas de imóveis para locação, mas os diversos detalhes, como tamanho, estrutura e localidade é que vão influenciar no valor final. “Quanto maior o imóvel e a proximidade da praia, mais caro ele fica. Quanto mais quartos, cômodos e espaço de lazer tiver, consequentemente o preço se eleva”, destaca. 
Daniel também salienta que a quantidade de dias e a época que o imóvel será locado influenciam no valor do aluguel. “Entre os dias que antecedem o Natal e a primeira semana de janeiro, devido às férias coletivas, assim como no feriado de Carnaval o movimento no litoral é intenso, por isso os valores dos aluguéis ficam mais caros”. Apesar da variação de preços, optar por locação tem a vantagem de que quanto maior o número de pessoas na casa ou apartamento, mais o preço diminui, pois é possível dividir entre cada um.
Compra do imóvel
Aos que preferem estar todos os fins de semana na praia, a melhor escolha é a compra de um imóvel no litoral. Mas, assim como o aluguel, é fundamental saber que tipo de imóvel deseja e pesquisar sobre as diversas alternativas à venda. 
No caso de compra de casa ou apartamento, o engenheiro e também sócio da Tago, Vinicius Martins, dá a dica. “Quanto maior o imóvel, também maior o investimento e a manutenção. Isso deve ser analisado para casas ou apartamentos na praia, afinal é o local aonde as pessoas vão apenas durante os fins de semana e férias”.
A localização do imóvel é outro fator importante, que deve ser avaliado durante a compra. Assim como no aluguel, quanto mais próximo à praia, maior é o valor. “Muitas vezes, existem excelentes apartamentos e casas em áreas afastadas, mas que são de fácil acesso a praia e com preços bem mais acessíveis à população”, destaca o engenheiro.
Martins ressalta que comprar um apartamento ao invés de casa pode trazer mais benefícios ao proprietário. O apartamento, ao ficar fechado e sem uso, estará em mais segurança devido às estruturas do condomínio. O investimento neste tipo de imóvel também se mantém em constante valorização no mercado, principalmente se for comprado ainda na planta ou logo após o término da construção e ser revendido depois de um tempo.
Para imóvel próprio, em ambos os tipos existe a vantagem de gerar receita com locação fora da temporada de verão. “Se o proprietário ou família costuma frequentar o imóvel apenas no verão, é possível alugá-lo ao longo do ano. Por exemplo, se este imóvel estiver localizado em região em que há universidades, é comum os estudantes alugarem durante a época escolar. É uma maneira de garantir lucro e não deixar a casa ou apartamento fechado”, destaca o engenheiro.

Fonte: Redimob

Nenhum comentário:

Postar um comentário