terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Confira as dez dicas para quem pretende morar sozinho

Arquiteta aponta quais são os primeiros pontos a pensar para quem busca pela independência


Morar sozinho é bom porque a decoração fica com a cara do dono (Fotos: Thinckstock)


Tomar a decisão de morar sozinho é apenas o primeiro passo de uma longa lista de trabalho e preocupações. Não basta apenas comprar ou alugar a casa e mudar-se, é preciso ter paciência e tempo para planejar-se e montar tudo de acordo com o seu estilo de vida e gostos. Principalmente para os iniciantes que irão preparar sua primeira moradia, a arquiteta Adriana Victorelli aponta quais são os primeiros pontos a pensar:
A vantagem de morar sozinho é poder apostar em uma decoração totalmente do gosto do morador. É possível personalizar de inúmeras maneiras e em diversos espaços diferentes. Um surfista, por exemplo, pode escolher uma parede para colocar uma prancha. Os fãs de cinema podem emoldurar pôsteres de seus filmes favoritos e colocar nas paredes do quarto e do escritório. Dá também para escolher uma parede do quarto para cobrir com fotos à sua escolha.
No entanto, é importante tomar cuidado para não exagerar na personalização. “É importante equilibrar e tomar cuidado pra não colocar itens demais e carregar o ambiente, porque o morador pode enjoar após um tempo”, explica Adriana.
No caso de apartamentos pequenos, a dica é utilizar tons claros nas paredes e no piso, que dão a ilusão de que o espaço é maior. Espelhos também dão a sensação de amplitude e, ainda por cima, combinam com tudo. Portas de correr nos armários do quarto economizam muito espaço e são práticas.
Cozinhas americanas deixam o espaço mais livre e são ideais para quem gosta de receber visitas, pois o espaço aberto possibilita a aproximação. Se possível, contrate um arquiteto para estudar a estrutura e quebrar as paredes. Abuse dos armários embutidos que vão até o teto.
O banheiro deve ter o menor número de objetos soltos possível. Em cima da pia, coloque aquilo que é usado todos os dias e poucos objetos decorativos fáceis de limpar. A tendência atual para pisos e azulejos são as cores claras e a textura lisa, pois facilitam a limpeza.
É preciso ter cautela aos escolher os eletrodomésticos
Eletrodomésticos modernos são geralmente os mais desejados por jovens, mas é preciso tomar cuidado para a casa não ficar “fria”. Móveis com tonalidades queimadas podem dar o ar de aconchego necessário para equilibrar o ambiente.
Um rack ocupa bem menos espaço do que uma estante, para uma sala de estar pequena é o móvel ideal. Se a intenção é reunir os amigos em casa com frequência, escolha um sofá que acomode várias pessoas, ao invés de pufes, que ocupam mais espaço e só acomodam uma pessoa.
Tinta acrílica semi-brilho é mais prática, pois basta um pano úmido para fazer a limpeza. No teto, Adriana recomenda látex branco neve. Para um ar mais moderno, escolha uma parede para pintar de uma cor ou tom diferente das demais. Além disso, sabia escolher um piso que não manche com facilidade e não quebre, como o porcelanato.
Por fim, coloque tomadas e saídas de fios de telefone e TV em vários lugares, assim não terá problemas se quiser mudar a disposição dos móveis no futuro.

Fonte: Zap Imóveis 


Nenhum comentário:

Postar um comentário