segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Crédito deve puxar financiamento


Após 11 anos, o crédito habitacional deve voltar a ser a principal modalidade de empréstimo concedida às pessoas físicas no âmbito do Sistema Financeiro Nacional no primeiro semestre de 2013, aponta pesquisa da Serasa Experian. O estudo foi realizado com base na evolução mensal dos saldos das modalidades das carteiras de crédito do Banco Central. O empréstimo imobiliário perdeu a posição de principal modalidade de crédito para pessoas físicas em junho de 2001. 
“Com a regulamentação total do cadastro positivo, em dezembro de 2012, o crédito imobiliário conta com uma importante infraestrutura para assumir a liderança e entrar em padrões internacionais. Apesar da grande expansão, o Brasil ainda possui baixa relação de crédito imobiliário sobre PIB, representando 6,2% dele. Em países desenvolvidos este porcentual ultrapassa 50%. Existe um grande potencial de crescimento do segmento imobiliário, em um mercado fundamentado em bases sólidas e com baixa inadimplência. O cadastro positivo vai proporcionar um ambiente de negócios mais sustentável, privilegiando o bom pagador”, afirmou o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
Em novembro de 2012, esses empréstimos atingiram a segunda colocação entre os saldos das carteiras de crédito às pessoas físicas, incluindo tanto as carteiras com recursos livres quanto direcionados. A modalidade representou 24,8% do total de crédito às pessoas físicas no País em novembro do ano passado, o que responde por um volume de R$ 270 bilhões.

Fonte: Redimob

Nenhum comentário:

Postar um comentário