quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Integração máxima no pavimento térreo amplia a área de convívio, a ventilação, a luminosidade e o conforto


Projeto de interiores realizado em residência na zona leste da Capital aproveita pátio para lazer ao ar livre


Integração máxima no pavimento térreo amplia a área de convívio, a ventilação, a luminosidade e o conforto Eduardo Liotti,Divulgação/Eduardo Liotti,Divulgação
Sobre o deque no contorno da área externa (acima), chama a atenção a luminária de LED que funciona a pilha – por isso é móvel – e tem sistema RGB que muda a cor da luz. Observe o revestimento da churrasqueira e do forno de pizza, de madeira de demoliçãoFoto: Eduardo Liotti,Divulgação / Eduardo Liotti,Divulgação

Do pátio, é possível avistar até a porta da rua e vice-versa. Esta é uma daquelas casas de condomínios horizontais na Capital que oferecem o frescor de uma morada de praia, com ventilação cruzada na área social e vista do jardim interno desde a cozinha.
No projeto da arquiteta Tania Bertolucci, com a colaboração das arquitetas Carolina Schrage Nuernberg, Caroline Cancaro e Mireille Sanson, a casa nova foi reformada antes de os donos estrearem a residência com três pavimentos – térreo, superior e sótão – área construída de 171 metros quadrados e mais 32 metros quadrados de jardim.
Para essa área externa foi deslocada a churrasqueira, antes disposta pela planta original na região divisória entre a cozinha e o jantar – hoje com uma porta de correr que pode compartimentar os espaços em caso de jantares cerimoniosos. Um forno de pizza também passou a integrar a proposta de estímulo a um cardápio variado. Essa região acolheu o conjunto de mesa e cadeiras da sacada da casa anterior do casal de médicos e suas duas meninas.
Recebida "no osso", esta casa tinha como acabamento apenas a escada de madeira – que passou pela segunda maior reestilização, depois da alteração da área da churrasqueira e da cozinha.
– A escada era uma barreira – argumenta Tania, que planejou guarda-corpo de vidro temperado de 10 milímetros, produto italiano extra-claro e alvo.
Olho do dono
Os proprietários definiram as escolhas.
–Eles foram explícitos: queriam uma casa cosmopolita, contemporânea, sem muita madeira e com o que eles apreciam, bom design e obras de arte – ressalta a arquiteta.
Surge de fibra, modernizada, a poltrona Egg, obra de Arne Jacobsen criada antes do casal nascer. Em contraponto, ocupa o vão da escada uma poltrona inspirada no estilo Luís XV – branca, para atualizar e ao mesmo tempo neutralizar o peso da linha.
Juntos, mas organizados
Aberto, o vão entre a cozinha e o jantar mede 2,12m de largura por 2,48m de altura. Quando o caso for isolar o ambiente de refeições, basta deslizar a porta. Nesse ponto havia antes a churrasqueira, deslocada para a varanda. Essa solução que tanto integra quanto compartimenta é um dos pontos fortes do projeto apontado por Tania Bertolucci, autora da proposta com a colaboração das arquitetas Carolina Schrage Nuernberg, Caroline Cancaro e Mireille Sanson.
A cozinha (abaixo) tem marcenaria desenhada pelas profissionais do escritório de arquitetura responsável pelo projeto. Entre os equipamentos, um cooktop de seis bocas, encimado por coifa que garante a área social livre de odores da área de cocção, e um refrigerador side by side, todos com a predominância de aço inoxidável nas superfícies.
Com a área social (abaixo) térrea totalmente integrada – inclusive pelos materiais, como o piso de porcelanato natural de 90cm x 90cm, e o teto rebaixado com gesso, com a iluminação embutida –, dá conta do conforto térmico o sistema de ar-condicionado tipo cassete (veja o equipamento embutido no teto) com 36 mil BTUs.
Do centro da sanca iluminada por meio de um cordão luminoso com luz quente, pende um lustre com cristais e pantalhas com lâmpadas incandescentes adquirido pela dona da casa. Entre os recursos empregados no projeto luminotécnico da moradia estão a iluminação suave, usada para conduzir, dentro de caixas de acrílico com lâmpadas halógenas – alinhadas ao lado da entrada da casa, junto à cozinha.
Outro alinhamento de lâmpadas é identificado na área do teto um pouco atrás do sofá, com minidicroicas, da mesma maneira que ocorre acima do tampo de madeira da cozinha. Dentro dos armários iluminados, os circuitos são feitos com bipinos. Já no escritório, iluminam os nichos fitas de LEDs.
Na base do ambiente de jantar (foto acima), uma mesa com pés de acrílico e tampo de vidro com borda de aço inox, para oito comensais, é servida por quatro cadeiras fluidas Ghost e outras quatro brancas. Junto às portas de conexão com a área externa, persianas romanas conferem privacidade.
Confira abaixo as fotos de como era antes da reforma a casa:
Fonte:  Zero Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário