terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mix de estilos cria decoração elegante e discreta em casa de veraneio


Referências a Hamptons e à Provence estão presentes no projeto de morada com décor low profile em Torres


Além de férias, diversão e descanso, viagens costumam inspirar a arquitetura. Referências estéticas de locais visitados pelo mundo migram para projetos e layouts, enquanto lembranças do roteiro e peças únicas valorizam a decoração.

Marcele Muraro / Divulgação

O estilo navy empreendido no projeto surge no revestimento das cadeiras do jantar e no tapete
É o caso do pedido encomendado à arquiteta Marcele Muraro, de Caxias do Sul. A casa de praia de 300 metros quadrados, em um condomínio fechado de Torres, foi desenvolvida para um casal de empresários caxienses com dois filhos. Os proprietários solicitaram uma residência para uso intenso no verão, com ambientes acolhedores e despojados, que fossem amplos, bem iluminados e de fácil manutenção.
"As referências foram de alguns locais visitados por eles, como The Hamptons, próximo a Nova York, e a região da Provence, na França", explica a autora.
A partir desse briefing, o escritório trabalhou basicamente sobre o design dos Hamptons. Entram aí os tons claros, o contraste de móveis contemporâneos com rústicos e desgastados pelo tempo, madeiras de demolição, estofados com capas de sarja, tapetes listrados e tecidos com fibras naturais, como linho e algodão. Acrescidos a isso, alguns elementos da Provence, como o tom lavanda das flores e o mobiliário no estilo Luís XV em tecidos com estampado toile de jouy.
Marcele Muraro / Divulgação

"Como a proprietária é empresária do ramo da moda, utilizamos o azul-marinho e o branco do estilo navy. Imortalizado por Coco Chanel, o look marinheiro encanta pelo aspecto clean e fresco, com cara de férias, além das clássicas listras e da elegante combinação de cores. Tudo isso usado em pequenas referências, para formar um conjunto", detalha Marcele.
Esse pensamento dialoga com a opinião da proprietária: "Somos ecléticos. Acho que não teria uma casa toda em estilo navy ou azul e branco na cidade, talvez uma sala de almoço ou um terraço. Acho que na casa de Caxias que estamos fazendo vamos ousar", promete.
Outro pedido dos proprietários, a área social totalmente integrada, também proporciona uma melhor convivência entre familiares e amigos, típica da temporada de férias. Sem esquecer da simplicidade.
Marcele Muraro / Divulgação
Para a arquiteta,a decoração de uma casa de praia deve ser despojada, com materiais naturais e cores claras como azul e branco.
Móveis simples, confortáveis e de fácil manutenção também criam um ambiente agradável, com a cara do verão.
"Sofisticação, em termos de praia, significa simplicidade, despojamento. E despojamento rima também com elegância. Hoje em dia é fácil ser complicado, o complicado é ser simples", define Marcele.
Fonte: Pense Imóveis



Nenhum comentário:

Postar um comentário