terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As novidades, os lançamentos e as apostas da indústria para armários


Confira o que tem surgido e o que é essencial antes de mandar fazer o seu guarda-roupa


Guarda-roupa sem graças é quase um pecado com os criativos na área de desenvolvimento de produto das indústrias. Como se não bastasse o que sai das linhas de produção, arquitetos, estilistas e designers de superfície são chamados a contribuir com personalidade no final da especificação.

Omar Freitas / Agência RBSPuxador de embutir confere homogeneidade à superfície em tom argila do armário de roupas dentro do quarto
É um põe e tira inovador antes nunca visto. Sem puxadores e com estampa são as portas marcadas pelo invisível acionamento por toque propiciado pela tecnologia. Trata-se da limpeza estética projetada pelo escritório Edgar Casagranda Arquitetura para a S.C.A. valorizando apenas o traço de Niemeyer sobre a base – investimento na estampa.
No caso do armário projetado pela arquiteta Cristiane Coelho Corrêa, conhecida como Kika Corrêa, na superfície limpa em tom quase fendi, os puxadores estão ali, com discrição e estilo (foto no alto). O projeto luminotécnico valoriza a proposta vigiada pela gata Gala, de personalidade forte como a homenageada mulher de Dalí.

Divulgação / S.C.A.O arquiteto Edgar Casagranda criou esta proposta de porta customizada por esboços da obra de Oscar Niemeyer, como um painel a laser no laminado alto-brilho. Outra opção seria um padrão criado pela designer Renata Rubim para a mesma indústria de mobiliário planejado
"Usei embutidos com lâmpadas PAR 20, que produzem uma luz aconchegante e iluminam bem, dando fidelidade de cores, sem esquentar. Como esse banho de luminosidade, achei desnecessário usar luz embutida no armário", explica Kika, que especificou um roupeiro de três portas grandes, com profundidade de 60cm (a ideal para não amassar as roupas nos cabides) para uso exclusivo do marido – a esposa tem um closet espelhado. O diretor de marketing da Florense, Mateus Corradi, traduz a mudança intensa no mercado de armários de luxo e closets e identifica dois estilos:
"Moderno, com linhas retas,acabamentos contemporâneos (como o projeto de Kika), com uso de madeira natural, brilho e pinturas que valorizam as tendências. E clássico, com apelo estético e que remete ao passado, mas não deixa de lado tecnologia, design e bom gosto", diz, e destaca o emprego de tecidos, couros, matelassê e cores.
Bem-vinda, moda"A tendência é ser prático sem abrir mão da estética" resume Edson Busin, diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento de produtos do Grupo Unicasa. O antenado Busin conta que tem visto em feiras pelo mundo uma "corrente pelo clean: sistema de abertura por toque ou pelo uso de cavas (ausência de puxadores), perfil batente e corte em 45º (que possibilitam a abertura sem uso de puxador)". 

Divulgação / Federcio CedroneBicolor com acabamento artesanal garante requinte ao ambiente ao ponto de ter o monograma dos donos nos puxadores
Mas isso não é uma limitação – ele vê tanto a possibilidade de ousar nos padrões quanto a de ser clean, usando a premissa minimalista.
"A novidade que estamos vivendo é uma maior proximidade entre decoração e moda, universos complementares. Isto existe há tempo, porém os estilistas estão abrindo o leque de oportunidades e emprestando criações para móveis e objetos" diz – Reinaldo Lourenço está aí para comprovar.

Divulgação / KitchensNeutro com área fechada combinada a prateleiras abertas para livros ou objetos transforma o armário em um curinga da casa
Longe de propor limitações, Busin diz: "Fashion é o que tem a nossa personalidade e ousadia. O que nos faz nos sentir bem, está valendo."

Divulgação / KommMondrian inspira um armário com estilo jovem, descontraído e marcante, ideal para propostas integradas como em lofts
Fonte: Pense Imóveis 



Nenhum comentário:

Postar um comentário