sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Repaginação atualiza apartamento em tradicional bairro de Porto Alegre


Morada com mais de 40 anos e planta convencional agora acompanha o ritmo e atende aos hábitos dos novos moradores


O projeto de reforma realizado neste apartamento de 108 metros quadrados de área em Porto Alegre foi mais do que uma simples revitalização. Com iluminação deficiente, planta convencional e pouca manutenção, a morada estava com os revestimentos deteriorados – muitos eram originais da construção erguida nos anos 1970. O desafio foi adaptar o lar para o estilo de vida dos novos usuários: um jovem casal que sonhava com espaços amplos, flexíveis, atrativos e com uma linguagem contemporânea.

Maciel Goelzer / Divulgação
No living, destaca-se o conjunto de poltrona Eames Lounge & Ottoman, dos norte-americanos Charles e Ray Eames, com área estofada de couro preto, em foco pela luminária Arco, criação dos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni
O potencial do imóvel localizado em tradicional rua no bairro Moinhos de Vento foi decisivo para a aquisição feita por Marta Kessler, proprietária e também autora do projeto de interiores, juntamente com Martina Jacobi, do escritório de arquitetura Maxma Studio.
Maciel Goelzer / Divulgação"Apartamento com esta metragem ampla não se encontra atualmente. Além disso, a orientação solar é o que chamamos de perfeita (com a área social voltada para o Norte, e a íntima, para o Leste), e ainda há janelas generosas, característica rara hoje", enumera Marta.
Maciel Goelzer / DivulgaçãoO ponto de partida da reforma foi a reorganização da planta, começando pela eliminação de algumas paredes. O antigo quarto de serviço, espaço característico das construções da época, foi extinto e tornou-se área de jantar, criando uma nova interface entre a sala de estar e a cozinha, agora aberta. Na cozinha de linhas simétricas, a parede acima da bancada recebeu vidro pintado de preto para isolar o “dente” da planta e, assim, tornar a parede reta. As arquitetas tiraram partido da solução, formando um nicho que serve de apoio para temperos e livros de gastronomia. 
Maciel Goelzer / DivulgaçãoA solução, contudo, só foi possível em função da posição geográfica central do quarto. O banheiro de serviço foi transformado em lavabo social, acessado pelo lado oposto da porta original. As paredes receberam tinta epóxi amarela, e o piso, cimento alisado pintado da mesma cor.
Maciel Goelzer / Divulgação"A estratégia do lavabo foi diferente da do restante do apartamento. A ideia era criar uma surpresa, como se a visita estivesse entrando em uma caixa colorida", explica Marta.
Maciel Goelzer / DivulgaçãoO banheiro e a sala de jantar foram os únicos ambientes da casa que receberam recurso de rebaixo de gesso no teto para iluminação embutida. O desejo dos proprietários era priorizar uma luminotécnica alternativa por meio de sposts e trilhos com refletores que valorizasse o pé-direito de 2,70cm de altura, vantagem dos apartamentos antigos. 
Maciel Goelzer / Divulgação
"O conceito geral do projeto foi a reunião de aspectos, como a integração de ambientes, a flexibilidade, a uniformização de materiais, com bases neutras e coloridos pontuais, e um projeto luminotécnico adequado", resume a autora.
No living, destaca-se o conjunto de poltrona Eames Lounge & Ottoman, dos norte-americanos Charles e Ray Eames, com área estofada de couro preto, em foco pela luminária Arco, criação dos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni. No quesito design, há ainda a cadeira amarela Panton, de Verner Panton. Entre os elementos que permitem flexibilidade no uso, estão os bancos Cobogó. De autoria das arquitetas, quando empilhados convertem-se em estante ou escada.
A utilização de piso único e paredes claras – off-white e cinza – em toda a zona social foi uma das estratégias para evidenciar a integração. Assim, foi criado um fundo uniforme para receber o mobiliário contemporâneo que se mistura a peças de design dos anos 1950, heranças de família: a mesa de jantar com pés palito e a cômoda, apoio para os equipamentos de DJ do noivo de Marta.
A área íntima também foi reformulada para se adequar aos novos donos. Os dois quartos da fachada Leste foram integrados formando uma suíte dotada de generoso closet de 10 metros quadrados – um dos desejos dos proprietários.
Um painel de correr separa um ambiente do outro e possibilita seu uso independente. A área de vestir recebeu novo acesso ao banheiro, antes voltado à suíte original, que foi convertida em escritório e quarto de hóspedes.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário