quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Selo verde incentiva ações sustentáveis em prédios do RJ

A prefeitura do Rio de Janeiro dá benefícios fiscais a empreendimentos que adotam medidas sustentáveis. Foto: Shutterstock
A prefeitura do Rio de Janeiro dá benefícios fiscais a empreendimentos que adotam medidas sustentáveisFoto: Shutterstock
As construções ecologicamente corretas sempre foram uma ótima forma de ajudar a poupar os recursos do planeta. E, agora, também podem ajudar o bolso, especialmente para aqueles que moram no Rio de Janeiro. A prefeitura conta com um selo chamado Qualiverde, que concede descontos e isenções fiscais para os empreendimentos que adotam medidas para minimizar os impactos ambientais.

A iniciativa entrou em vigor em junho, e tem por objetivo zelar pelo uso dos recursos naturais do município. O programa funciona da seguinte maneira: os empreendimentos imobiliários recebem pontos para cada ação sustentável que realizam. Aqueles que atingem 70 pontos ganham o selo Qualiverde, e os que chegam a 100 recebem o Qualiverde Total.

Os benefícios das certificações incluem desconto de 50% ou isenção no IPTU e no Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Trata-se de uma maneira de compensar os custos de implementação de medidas sustentáveis, que tornam as obras até 25% mais caras.

"Nossa meta é reduzir os impactos ambientais provocados pelos canteiros de obras e pela operação dos edifícios. Nos próximos quatro anos, pretendemos que 15% das novas construções sejam sustentáveis, que é o que acontece na Europa e nos Estados Unidos", afirma o coordenador do projeto, Pedro Rodrigo Rolim.

A lista de ações que contam pontos para o projeto inclui sistemas de reuso de água, aproveitamento de água da chuva, aquecimento solar de água, valorização da iluminação natural, uso de painéis solares para geração de energia, telhados de cobertura verde, uso de materiais sustentáveis, etc.

Até o momento, o único empreendimento que recebeu o selo é o da Vila dos Atletas, onde ficarão hospedadas as delegações dos países participantes da Olimpíada de 2016. Serão mais de 45 prédios erguidos de acordo com os padrões do Qualiverde. Quatro outros empreendimentos estão em processo de licenciamento.

"A Vila dos Atletas é um ícone e vai dar muita visibilidade para a iniciativa, inclusive internacionalmente. Com isso, os novos empreendimentos vão ver que investir nesse tipo de ação traz impactos positivos junto à opinião pública", afirma Rolim.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário