A sala do apartamento, que antes tinha pouco mais de 20m², foi muito ampliada com a integração dos ambientes
Foto: Gabriel Magalhães e Luiz Cláudio Souza Arquitetos
Para resolver o problema de falta de espaço em um apartamento em Salvador os arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza tomaram uma decisão ousada: acabar com a separação entre a sacada e a sala, integrando os ambientes. “O apartamento tinha uma sala muito reduzida – uns 23m² – e uma sacada enorme – 18m². Por isso, integramos os dois espaços, passando a sala de jantar para a área onde antes era a sacada e a sala de estar para o lado”, explica Magalhães
Segundo o arquiteto, só foi possível adotar essa solução porque o prédio tem sacadas fechadas com janelas de vidro. Em edifícios com varandas abertas esse tipo de intervenção não é permitido. “Caso a varanda não seja fechada, isso modifica a fachada”, afirma Magalhães. Ele alerta, ainda, que, antes de fazer esse tipo de reforma em apartamentos, é preciso consultar um profissional e ver qual é a legislação vigente no município.
Como a sacada contava com um espaço gourmet, os arquitetos aproveitaram essa estrutura para transformar o ambiente na nova sala de jantar do apartamento. Ao mesmo tempo, a área continua podendo ser usada como varanda: como foi fechada com vidro, em dias muito quentes é possível abrir as janelas e transformá-la em uma sala-sacada.
Além de acabar com a separação entre a sala e a varanda, Magalhães e Souza também derrubaram a parede do quarto de serviço, já que o casal de idosos que mora no apartamento não tem empregada doméstica. Com isso, ainda foi possível criar um escritório, ligado à cozinha. Tudo isso para reaproveitar os espaços da melhor forma para um casal com necessidades diferentes daquelas pensadas no projeto inicial do apartamento.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário