segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Banheiro para dois



Pastilhas coloridas, armários inteligentes e bom gosto na medida. Há diversas formas de turbinar o ambiente do casal, mesmo em metragens reduzidas. Veja dicas incríveis!

Foto: Divulgação 
15 m²
A banheira (iHouse) foi disposta no jardim de inverno com teto translúcido, um luxo! O projeto da arquiteta Eduarda Corrêa é assim, cheio de pequenos mimos para o casal, como o toalheiro elétrico (Seccare). No dia a dia, o boxe de vidro temperado oferece banhos relaxantes. O piso recebeu mármore travertino navona resinado, mesmo material das paredes e da bancada.


De um lado, maquiagens, acessórios para o cabelo e muitos espelhos. Do outro, produtos de barbear e poucos itens sobre a pia, tudo bem clean. Assim costuma ser o banheiro de um casal, uma verdadeira mistura de gostos e personalidades. Para colocar tantas características diferentes no mesmo espaço, é preciso ter atenção redobrada para não deixar o ambiente pesado. "Temos de levar em conta qual será o uso do espaço e as necessidades dos moradores", comenta a arquiteta Renata Mueller.
Em seguida, chega a hora de partir para as escolhas - que são muitas! Não se prenda ao tamanho ou ao orçamento baixo, pois há sempre um jeito. Tudo é possível com criatividade. Cômodos com a metragem reduzida podem ser confortáveis e espaçosos, basta saber valorizar a área. Tons claros ajudam nessa etapa, bem como elementos de vidro, que imprimem leveza. "Também é fundamental prever áreas de circulação", alerta Renata.
Outro quesito importante no projeto são os materiais de revestimento. "O ideal é optar por superfícies fáceis de limpar", comentam as arquitetas Marina e Fernanda Dubal, do escritório DAD Arquitetura. Os complementos são sempre bem-vindos e fazem a diferença. "Entre as novidades do setor, destaque para espelhos com iluminação embutida e armários superiores com portas espelhadas", diz Marina. Com tantos elementos disponíveis no mercado, fica impossível não sair da mesmice e renovar os ares de um dos ambientes mais relaxantes da casa. Que tal começar agora?

Texto: Juliana Duarte

Foto: Divulgação/ Carlos Piratininga
3,20 m²
O contraste de materiais é o destaque deste banheiro, projetado pela arquiteta Maithiá Guedes. A bancada, o frontão, as paredes molhadas e os rodapés são de mármore branco piguês. Uma das paredes, no entanto, recebeu madeira nogueira; o piso é de porcelanato (Portobello). Todas essas características são ressaltadas pelo projeto de iluminação central, com equipamento dentro do boxe e embutido no forro de gesso.

Foto: Divulgação/ Alessandro Guimarães
12 m2
O banheiro da suíte é amplo e foi planejado pela designer de interiores Chris Carneiro. De um lado, a parede espelhada ajuda a dobrar o espaço e a conferir charme ao projeto. Do outro, a madeira de demolição oferece conforto e um toque de rusticidade. A bancada de mármore nero marquina (Penhagran) quebra a neutralidade dos tons que predominam no local.

Foto: Divulgação
11,50 m²
O casal sai para trabalhar sempre no mesmo horário e brigava pela utilização da pia. Para acabar com esse problema, a arquiteta Janete Chaoui duplicou todos os elementos (cuba, vaso sanitário e chuveiro). O piso de porcelanato (Perfect White, da Eliane) é fácil de manter, bem como a bancada de Corian® com duas cubas embutidas. O forro de gesso tem uma sanca de 15 cm que contorna o ambiente e conta ainda com um rasgo para iluminação indireta na área de boxe. As torneiras são da Deca e os acessórios, Vallvé.

Foto: Divulgação/ Henrique Queiroga
3,60 m²
O espaço reduzido não foi um problema para as arquitetas Marina e Fernanda Dubal, do escritório DAD Arquitetura. O banheiro do casal exibe parede revestida de laminado melamínico (Fórmica) e detalhe de pastilha de resina de vidro na cor branca (Jatobá). Dentro do boxe (Blindex), as profissionais optaram por um detalhe de concreto aparente resinado e um banco revestido com o mesmo porcelanato preto usado no piso (Eliane). A bancada de granito preto São Gabriel e os metais luxuosos (Docol) complementam o ambiente.

Foto: Divulgação
6,48 m²
A banheira vitoriana (Doka) é o destaque do ambiente, planejado pela Segatto e pela arquiteta Ludmila Grammont. A iluminação na medida acentua as características do ambiente - luminárias de embutir (Wall Lamps) com lâmpadas fluorescentes compactas ajudam a destacar cada detalhe. O piso e a parede da área seca receberam porcelanato branco (Portinari). O gabinete foi dividido em três partes: coluna de gavetas, uma porta que esconde o sifão da pia e um gavetão para roupa suja. Um grande espelho foi escolhido para toda a faixa da parede acima da bancada para dar mais amplitude ao banheiro.

Foto: Divulgação
20 m²
A ideia era ter um banheiro com um toque levemente oriental. "Por isso, escolhemos um ofurô, madeira, fibras naturais e tons neutros para combinar com a proposta", afirma a arquiteta Eduarda Corrêa, responsável pelo projeto. O piso, a bancada e a maioria das paredes receberam mármore crema marfil anticato, apenas a divisória do boxe foi coberta com granitina bege (Fouge). O ofurô (G Real) foi desenvolvido com madeira ipê e ficou embutido no deque. O destaque, no entanto, é a iluminação. "O projeto luminotécnico foi dividido em seções para criar diferentes cenas de acordo com a necessidade do momento", diz Eduarda.

Foto: Divulgação
4,5 m²
Tons sóbrios convivem em harmonia com detalhes ousados no projeto da arquiteta Renata Mueller. Paredes e teto foram cobertos com tinta verdegarrafa (Suvinil). O piso de porcelanato (Eliane) e o armário branco com frente espelhada estão em sintonia com a proposta. Outro destaque é o charmoso pendente (Grey House). Vidro incolor foi usado no boxe e confere leveza ao ambiente. A bancada de mármore acomoda duas cubas e tem espaço de sobra para acomodar os utensílios do dia a dia.

Fonte: Uol   


Nenhum comentário:

Postar um comentário