terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Saiba como a posição solar influencia no conforto térmico e até no valor do imóvel



Apartamentos novos com “face Norte”, por exemplo, considerada uma orientação vantajosa, podem ser até 5% mais caros


Em anúncios de imóveis, muitos vendedores utilizam a expressão “face Norte” como argumento de venda. Em lançamentos, inclusive, alguns apartamentos com essa orientação solar chegam a ser 5% mais caros em comparação aos outros imóveis com diferentes posições, segundo informa o corretor de imóveis Sylvio Lindenberg. Você sabe o por quê?

Marcos Porto / Agência RBS

No hemisfério Sul, realmente, a orientação Norte apresenta algumas vantagens. Por exemplo, é a que permite maior incidência de raios solares quando realmente desejamos, ou seja, no inverno. “Nessa estação, compartimentos voltados para Norte terão sol todo o dia, o que é muito bom para mantê-los aquecidos”, garante o professor Renato Menegotto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS.
Isso acontece devido à variação dos ângulos que o sol forma com a superfície da Terra durante as diferentes épocas do ano (veja a ilustração abaixo). No inverno, o sol forma um ângulo pequeno em relação à superfície da Terra. Sendo assim, as fachadas voltadas para o Norte ficam banhadas de sol durante quase o dia todo. 

Divulgação

Já nos meses de dezembro a janeiro, os cômodos com “face Norte” têm sol das 9h às 15h, aproximadamente. “Fica evitado o sol da final da tarde, proporcionando mais conforto térmico aos dormitórios durante a noite”, explica Menegotto. Isso porque o ângulo que o sol forma com a superfície da Terra durante o verão é maior. Portanto, ao meio-dia, o sol está a pino, incidindo com força nas coberturas dos edifícios.
Cômodos bem-orientados
Na hora de construir uma casa analisar a posição solar pode ser fundamental para um melhor conforto térmico. Menegotto sugere, portanto, que salas de estar e jantar, dormitórios, gabinete de trabalho, considerados os principais da moradia, tenham aberturas para as orientações Norte, Nordeste e Leste.
A orientação Sul costuma ser problemática, pois não recebe sol durante o inverno e, no verão, os raios incidem somente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde. Escolha voltar para essa direção apenas cômodos secundários ou de permanência transitória, como escadas, depósitos, garagem, entre outros, conforme indica Menegotto. Fique atento, ainda, a problemas que podem ser causados pela falta de luminosidade nesses ambientes, como umidade e mofo.
Por sua vez, a orientação sudeste pode ser boa para áreas de serviço. “Em Porto Alegre, há predominância de vento sudeste, o que é ótimo para secagem de roupas”, aponta Menegotto.
Por último, as orientações Leste e Oeste apresentam características parecidas em relação à incidência dos raios solares, mas em horários diferentes do dia. A fachadas voltadas para o Leste recebem sol pela manhã. Já nas fachadas direcionadas para o Oeste, o sol bate à tarde. Ambientes voltados para o Oeste, no entanto, costumam ser mais quentes, já que o sol da tarde é mais intenso e deixa o imóvel com temperaturas mais altas à noite.
 Fonte: LETÍCIA BERNARDINO - PENSE IMÓVEIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário