quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Variação no preço do aluguel é a menor em 19 meses

O valor do aluguel residencial subiu 0,30% em novembro. É a menor alta desde fevereiro de 2010, segundo dados usados pelo IBGE para calcular o Índice .... Foto: Shutterstock
O valor do aluguel residencial subiu 0,30% em novembro. É a menor alta desde fevereiro de 2010, segundo dados usados pelo IBGE para calcular o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA)Foto: Shutterstock
O valor do aluguel residencial apresentou, em novembro, a menor variação desde fevereiro de 2010, segundo dados usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para calcular o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). No mês passado, a alta foi de 0,30%.

Os dados reforçam os sinais de que o mercado imobiliário está perdendo um pouco de força. Até julho, os reajustes vinham sendo expressivos e sempre acima da inflação. Dos cinco maiores saltos no item Aluguel do IPCA desde 2006, três aconteceram neste ano ¿ o pico de 2012 foi em janeiro, quando o houve aumento de 1,30%, o segundo maior dos últimos seis anos.

Em agosto e setembro, a variação praticamente seguiu a do índice geral. Mas ficou menor em outubro (IPCA de 0,59% e alta no aluguel de 0,51%) e, mais intensamente, novembro (0,60% e 0,30%).

Para o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Samy Dana, o valor do aluguel não tem mais para onde subir e os preços tendem a cair. "Já se nota uma desaceleração no valor do aluguel e também dos imóveis", observa. "Mesmo com os valores dos aluguéis ainda altos, quem tem dinheiro à vista para comprar um imóvel deve esperar ou investir o dinheiro em aplicações que rendam mais."

José Augusto Viana Neto, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), mostra visão diferente. "Tem muito mais gente querendo alugar do que unidades disponíveis. Isso faz com que, na hora em que o contrato vence, o proprietário peça reajuste além do indicado no contrato", afirma. "Por isso, vai continuar a dificuldade de encontrar um lugar para alugar, além dos preços continuarem subindo", prevê.

O IPCA capta a variação no aluguel residencial para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos e abrange Brasília, Goiânia e nove regiões metropolitanas: Belém, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. No entanto, não é muito usado em contratos de aluguel; o mais comum para isso é o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

Como o cenário é instável, a dica é buscar negociar as alterações nos preços com os proprietários de uma forma boa para ambos os lados. Para tentar aliviar os reajustes, procure conhecer as tendências dos dois índices e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), também utilizado em alguns contratos.

A escolha do índice de reajuste é livre entre as partes. A lei só proíbe que a correção seja feita com base no dólar e no salário mínimo.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário