segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Conheça reformas que aumentam o valor de mercado do imóve




Não são apenas a localização, o tamanho e a infraestrutura que determinam o preço de um imóvel. Uma boa e adequada reforma é capaz tanto de atrair mais compradores como de fazer com que a propriedade ganhe valor do mercado. No entanto, é preciso saber exatamente o que fazer, pois uma obra equivocada pode ter o efeito inverso.
“Orçar a obra ajuda, uma vez que você terá ideia de quanto vai gastar para realizá-la. Já um avaliador imobiliário vai dizer quanto o seu imóvel poderá valer após a reforma, desse modo você calcula se terá lucro ou não”, explica a arquiteta Renata Molinari, de São Paulo.
Ela acrescenta, no entanto, que alguns tipos de intervenção quase sempre agradam, como trocar os revestimentos, fazer um projeto de iluminação adequado, redistribuir os ambientes ou reformar a fachada. Mas qualquer que seja a opção escolhida, ela recomenda investir em elementos neutros e lineares.
“Gosto é algo muito particular, está ligado a diversos fatores inconscientes, culturais, de formação, personalidade, então é recomendável evitar exageros e coisas muito chamativas”, diz Renata.
Além da personalização excessiva dos ambientes, ela diz que os erros mais comuns na hora de reformar são a diminuição do número de banheiros ou a criação de áreas com pouca ventilação e iluminação natural. Mas se tiver que escolher um local do imóvel para ampliar, a melhor alternativa sempre é a sala.
“Ela costuma ser o ambiente principal do imóvel, local de convívio entre moradores e visitantes. Aumentar sua área permite receber mais pessoas e proporciona maior sensação de bem estar e conforto. Criar suítes também traz maior privacidade à residência, sendo muito desejada pelas pessoas em geral”, finaliza.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário