segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Água e cuidados corretos ajudam a ter um jardim sadio durante o verão


O segredo para ter plantas bonitas é regá-las cedo da manhã ou à noite


Água e cuidados corretos ajudam a ter um jardim sadio durante o verão Daniel Mansur/Divulgação
Foto: Daniel Mansur / Divulgação
Ana Carolina Bolsson / ana.bolsson@zerohora.com.br

Ou o calor está intenso demais ou é a chuva que despenca sem parar. Diante dos exageros naturais do verão, elaboramos uma série de dicas de como cuidar das plantas para que elas sobrevivam às intempéries.
Para a paisagista Erly Hooper, o segredo para um jardim saudável no verão é regar corretamente.
– Quando está muito quente, a espécie para de puxar água. Então, quando se rega ao meio-dia, a água simplesmente evapora. O ideal é regar duas vezes ao dia, de manhã cedo e à noite. Sendo que à noite é melhor, já que a planta pode aproveitar a água durante a madrugada – diz Erly.
Outro problema típico dessa época são as torrenciais chuvas de verão. Se a falta de água é capaz de matar uma planta, seu excesso também.
– Muita água faz tão mal quanto à sua ausência, já que provoca o apodrecimento das raízes – diz a profissional, ao ressaltar que não há como poupar as expostas em terrenos naturais.
Segundo a paisagista, nesse caso, o que vale é planejar drenos e cuidar para que não sejam entupidos. A opinião é compartilhada por Eduardo Santos, técnico da Doutor Resolve, ao lembrar que muita água facilita a entrada de fungos e bactérias, que, junto com outras pragas e ervas daninhas, prejudicam o jardim.
– Para se prevenir, deve-se deixar o ambiente ventilado e remover folhas e flores murchas, estimulando a formação de novos botões. Ao remover as pragas, cuidado para não prejudicar raízes das plantas vizinhas. O ideal é utilizar ferramentas específicas, como o firmino (espécie de extrator de ervas daninhas também conhecido como despraguejador) – recomenda Santos.
Além de mudanças bruscas no clima, verão significa férias. Para quem viaja, a paisagista lista sugestões.
– Pode-se deixar o vaso num prato cheio de água, ou colocar no vaso uma garrafa pet com gotejamento. Outra opção é a água em gel, que deve ser enterrado no vaso – enumera.
No entanto, viagens mais longas e frequentes exigem cuidados extras.
– Nesse caso, é melhor ter alguém responsável ou ter espécies que não exijam rega constante, como yucas, espadas e zamioculca – sugere Erly.
Fonte:  Site Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário