segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Espaço de convívio familiar é contemplado com composição elegante de materiais contemporâneos e rústicos


Projeto de interiores realizado em imóvel de Itajaí valoriza ambientação clena e elegante


Espaço de convívio familiar é contemplado com composição elegante de materiais contemporâneos e rústicos Cicero Viegas/Divulgação
Foto: Cicero Viegas / Divulgação
Este é um imóvel novo, dentro de um condomínio fechado em Itajaí, em Santa Catarina. O casal de proprietários, que também é dono de um restaurante, tem três filhos com idades entre seis e 14 anos. Ainda na obra, as arquitetas Karen Schauffert e Carolina Hernandorena, do SoHo Arquitetura, de Balneário Camboriú – responsáveis pelo projeto de interiores – solicitaram algumas mudanças estruturais. Segundo elas, foram necessárias modificações internas para a adequação do layout às demandas dos clientes.
Apesar de não terem feito o trabalho arquitetônico, as autoras acompanharam a obra desde o início, propondo alterações.
– Definimos os materiais para revestimentos, as cores, os acabamentos e as soluções de iluminação – relata Karen.
A pedido dos moradores, o projeto deveria contemplar espaços agradáveis, a partir de uma mistura entre o moderno e o rústico aconchegante, com toques orientais, além de dispor de um amplo ambiente de convívio social da família.
– Não gostamos de um conceito fechado. Costumamos trabalhar com cada cliente como se fosse um novo desafio para transformar sonhos em realidade, e neste trabalho, a cliente foi muito presente na composição de cada espaço, o que contribui para o resultado – complementa a autora.
Como os proprietários são donos de restaurante, pediram uma ambientação funcional, onde pudessem realizar refeições rápidas com os filhos (acima). Foram utilizados materiais nobres como o quartzo natural na bancada e mosaico em mármore na parede, compondo com a mesa de madeira e as seis cadeiras italianas em acrílico.
A sala de TV (acima) ganhou detalhe em madeira de demolição, que segue da parede ao teto com a instalação de luminárias em acrílico. A proprietária adora a união de materiais rústicos, contemporâneos e orientais, todos presentes neste ambiente, como o armário chinês em laca preta, os garden seats cerâmicos e as cadeiras retrô.
O estar (acima) tem lareira a gás, que é revestida em travertino bruto romano, emoldurada pelos estofados. Ela é dupla, dividida por um vidro temperado, e serve também ao ambiente externo. No ambiente de cores predominantemente neutras – os estofados são em linho – o azul turquesa surge pontual em alguns objetos. As colunas estruturais também foram revestidas em madeira de demolição para acompanhar o restante do padrão da casa.
Distribuição nos pavimentos
A casa com 750 metros quadrados tem quatro pavimentos. No principal, ficam o hall, a sala de TV, sala de jantar, estar, foyer da escada, cozinha e churrasqueira totalmente integrados, além do lavabo, piscina, pergolado e lareira externa. No subsolo, há uma sala de cinema com lavabo, garagem e lavandeira. No piso superior à área de lazer, ficam as quatro suítes com minibiblioteca e, no último pavimento, há uma sala de estudos e um ambiente para hóspedes com banheiro, como um solarium externo.
Apenas o nível onde fica o estar social está totalmente finalizado, segundo Karen e Carolina. O projeto luminotécnico é quente – como definem as arquitetas –, todo automatizado a fim de proporcionar iluminação conforme o momento de utilização do espaço.
– Direcionamos circuitos diferenciados entre dicroicas, luzes indiretas e luzes centrais. Dessa forma, com o auxílio da automação e de alguns abajures, podemos montar cenas diferenciadas de intensidade de luz – conclui Karen.

Fonte: Site Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário