sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reestilização de cobertura com área de lazer completa, mobiliário confortável e materiais nobres


Projeto de interiores e paisagístico valoriza a bonita vista do sexto andar voltada para a zona leste de Porto Alegre


Reestilização de cobertura com área de lazer completa, mobiliário confortável e materiais nobres reflete o perfil festivo dos donos Antonio Schneider/Divulgação
As novas esquadrias de PVC brancas com vidro (acima) que fazem o fechamento da área coberta se abrem para o deque de madeira onde está instalada a piscina e um pergolado com ampla vista da zona leste da cidadeFoto: Antonio Schneider / Divulgação
Na reforma realizada na cobertura deste apartamento de quase 400 metros quadrados, localizado em um prédio dos anos 1980, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, um dos objetivos principais foi aumentar a área fechada para transformá-la em um espaço de amplo convívio.
A solicitação partiu do casal proprietário (com uma filha de três anos), em virtude do hábito frequente de receber amigos e familiares em comemorações ao redor da mesa, do bar ou da piscina.
Diante disso, os arquitetos Rafaela e Roges Malgarin, do escritório Vortex Arquitetura, desenvolveram um projeto de ambientação nos 128 metros quadrados do segundo piso que prima por espaços integrados, materiais naturais e arquitetura clean. Basicamente, o trabalho desenvolvido teve como meta criar uma área descontraída e convidativa ao divertimento.
– O conceito geral do trabalho foi criar uma área de lazer múltipla, acentuando o lado gastronômico no uso do espaço, com churrasqueira, parrilla, fogões, adega, fornos e amplo balcão de convívio para 15 lugares, além de uma chopeira profissional e adega de vinhos anexa – explica Rafaela.
Na repaginação, o único revestimento mantido foi a ardósia mineira cinza retificada no piso da área interna. O restante foi completado com granito branco. Destacam-se a lareira, que não existia, em granito incrustada numa lâmina de vidro, e o home theater composto por amplos sofás em couro sintético branco, revestimento que permite manutenção e limpeza simples.
– Com abundância de áreas envidraçadas, voltadas para o leste e o norte, a área é amplamente iluminada, valorizada com o uso de materiais de texturas leves, granitos claros nos pisos e balcões e muitas paredes brancas – detalha a profissional.
Mescla de materiais rústicos e naturais
Do lado externo da cobertura, o deque em madeira natural itaúba faz composição com o pergolado do mesmo material que avança quase até o guardacorpo e garante um espaço à meia-sombra nos dias de verão em que o sol não perdoa.
Entre um mergulho e outro na piscina de fibra com três metros diâmetro, o mobiliário de jardim – mesa redonda de madeira com cadeiras e espreguiçadeiras – permite contemplar com conforto e bem-estar a bonita vista do sexto andar voltada para a zona leste da Capital.
Alteração estrutural
O pavimento superior tem originalmente algumas peculiaridades estruturais que favoreceram o projeto executado.
– A piscina e o deque, ao contrário da maioria das coberturas, estão no mesmo nível do piso interno, pois este prédio possui laje dupla no último pavimento, com 1,20m entre uma e outra, o que permite que a piscina fique embutida entre elas. Isso evita aquele incomodo tão comum em outros prédios de criar escadas para subir num deque acima do nível da laje – detalha Rafaela.
Mesmo assim, como algumas paredes do pavimento superior foram removidas, o engenheiro civil Antônio Luiz Piccoli foi solicitado para analisar a nova proposta arquitetônica e calcular os reforços estruturais necessários para a obra.
– Retiramos terra de algumas floreiras existentes no terraço para compensar com outras cargas que seriam adicionadas. Para evitar patologias ou até mesmo acidentes, é extremamente importante a verificação da estrutura existente sempre que houver alterações de cargas, como neste caso – explica o profissional.
Fonte:  Site Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário