segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ABNT estabelece requisitos para habitações


A norma de desempenho 15575 é dividida em seis partes


Por Juliana Américo Lourenço da Silva 


SÃO PAULO – A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, na semana passada, uma norma para edificações habitacionais, a NBR 15575. Os requisitos apresentados passarão a ser exigidos a partir do dia 19 de julho de 2013 para os projetos que forem protocolados para aprovação em órgãos públicos.
A norma estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, além de determinar um nível mínimo obrigatório para cada um deles, levando em conta o estágio técnico e socioeconômico do Brasil quanto às suas necessidades no que se refere à aquisição de imóveis.
De acordo com o superintendente da Associação, Paulo Eduardo Fonseca de Campos, o diferencial é estabelecer como metodologia o conceito de desempenho da edificação, alinhado às tendências internacionais, em complemento às antigas normas prescritivas.
Norma estabelece parâmetros técnicos para requisitos importantes de uma edificação (Getty Images)
Norma estabelece parâmetros técnicos para requisitos importantes de uma edificação (Getty Images)
Requisitos
A NBR 15575 foi dividida em seis partes:
1- Requisitos Gerais: estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis às edificações habitacionais como um todo, bem como a serem avaliados de forma isolada para um ou mais sistemas específicos.
2- Sistemas Estruturais: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam somente ao sistema estrutural da edificação habitacional.
3- Sistemas de Pisos: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam ao sistema de pisos da edificação habitacional.
4- Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas: estabelece os requisitos, os critérios e os métodos para a avaliação do desempenho de sistemas de vedações verticais internas e externas de edificações habitacionais ou de seus elementos.
5- Sistemas de coberturas: estabelece os requisitos e critérios de desempenho requeridos para os sistemas de coberturas para edificações habitacionais.
6- Sistemas hidrossanitários: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam ao sistema hidrossanitário da edificação habitacional.

Fonte: InfoMoney 

Nenhum comentário:

Postar um comentário