A norma de desempenho 15575 é dividida em seis partes
Por Juliana Américo Lourenço da Silva
SÃO PAULO – A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou, na semana passada, uma norma para edificações habitacionais, a NBR 15575. Os requisitos apresentados passarão a ser exigidos a partir do dia 19 de julho de 2013 para os projetos que forem protocolados para aprovação em órgãos públicos.
A norma estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, além de determinar um nível mínimo obrigatório para cada um deles, levando em conta o estágio técnico e socioeconômico do Brasil quanto às suas necessidades no que se refere à aquisição de imóveis.
De acordo com o superintendente da Associação, Paulo Eduardo Fonseca de Campos, o diferencial é estabelecer como metodologia o conceito de desempenho da edificação, alinhado às tendências internacionais, em complemento às antigas normas prescritivas.
Requisitos
A NBR 15575 foi dividida em seis partes:
A NBR 15575 foi dividida em seis partes:
1- Requisitos Gerais: estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis às edificações habitacionais como um todo, bem como a serem avaliados de forma isolada para um ou mais sistemas específicos.
2- Sistemas Estruturais: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam somente ao sistema estrutural da edificação habitacional.
3- Sistemas de Pisos: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam ao sistema de pisos da edificação habitacional.
4- Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas: estabelece os requisitos, os critérios e os métodos para a avaliação do desempenho de sistemas de vedações verticais internas e externas de edificações habitacionais ou de seus elementos.
5- Sistemas de coberturas: estabelece os requisitos e critérios de desempenho requeridos para os sistemas de coberturas para edificações habitacionais.
6- Sistemas hidrossanitários: estabelece os requisitos e critérios de desempenho que se aplicam ao sistema hidrossanitário da edificação habitacional.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário