quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Armário para espetos e nichos para garrafas e suvenires mantêm a organização na cozinha social


Projeto de interiores setoriza ambiente em apartamento de jovem casal sem perder em funcionalidade


Armário para espetos e nichos para garrafas e suvenires mantêm a organização na cozinha social Omar Freitas/Agencia RBS
O painel de madeira da parede da churrasqueira oinde fica o nicho dos espetos (acima) permitiu a instalação de um nicho aéreo onde ficam à vista a coleção de garrafas de bebidas do casalFoto: Omar Freitas / Agencia RBS
Ana Carolina Bolsson
Criar o projeto de interiores de uma cozinha com churrasqueira integrada ao living nem sempre é uma tarefa simples. Isso porque o ritual e o aparato que envolvem a tradicional refeição gaúcha exigem atenção extra. Afinal, ninguém quer sangue de carne pingando pelo chão ou espetos engordurados amontoados em local indevido.
Consciente disso, a arquiteta Gabriela Velloso foi chamada para projetar esta cozinha de 8,80 metros quadrados de área neste apartamento novo no bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre. O casal de moradores, um jovem casal no início da vida a dois, adora receber amigos e familiares para churrascos no fim de semana e por isso queria manter a churrasqueira. Porém, também queria seguir com um ambiente prático e funcional que comportasse a rotina diária, como lanches e preparo de refeições.
Para isso, a profissional projetou, além da bancada convencional, onde está a pia e o cooktop, e de outra, onde o casal toma o café da manhã, um painel na parede da churrasqueira com acabamento de lâmina de madeira natural louro- freijó. Instalado distante 15cm da parede, o revestimento permitiu a criação de um nicho com porta acionada por meio do sistema fecho-toque – 1,50cm de altura e 50cm de largura –, onde podem ser guardados em pé até oito espetos.
Estrutura de cocção conectada ao living
Entre os revestimentos, para dar sensação de amplitude, a cerâmica branca original da construção foi mantida no piso. No mobiliário sob medida, a composição da madeira louro-freijó tem a companhia de laca em tom cinza e detalhes em amarelo. O granito original das bancadas foi substituído pelo verde-ubatuba, que parece preto.
– Desde o início, pensei no cinza para o ambiente em virtude da atualidade da cor. Para compor, ficamos entre o vermelho e o amarelo, e eles acabaram optando pelo amarelo, utilizado aqui de mandeira pontual – relata a autora.
Além das lâmpadas dicroicas nos nichos e sobre a bancada, o restante da iluminação é de lâmpadas fluorescentes econômicas brancas, todas em luminárias embutidas.
– Eles pediram espaço, pois fazem coleção. Solicitaram ainda espaço para acondicionar copos e lembranças de viagens, que estão no nicho criado acima do passa-pratos (abaixo) da cozinha voltado para o living – explica Gabriela.
Chama a atenção na cozinha com ar social o espelho instalado na parede da pia e da bancada de trabalho, que reflete parte do living.
– O espelho dá uma sofisticada para um ambiente que tem forte caráter social, além de ser inusitado – finaliza Gabriela.
Fonte:  Site Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário