segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Preparar o ambiente facilita pintura


Mudar a cor das paredes é uma boa maneira de renovar os ambientes de casa. Ao fazer o serviço por conta própria, no entanto, é importante tomar alguns cuidados, como escolher a tinta certa e preparar o local antes de começar.
Para forrar o chão é melhor usar jornal, papel ou papelão. “A tinta não seca se respingar em forração plástica Se você pisar acidentalmente, vai sujar por onde andar depois”, explica Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve. Para proteger rodapés e espelhos de luz, use fita crepe. Nas portas, a recomendação é aplicar gotas de vaselina nas dobradiças, para a tinta não grudar no metal.
Dicas
Organizar o ambiente e escolher a tinta certa é o primeiro passo para a pintura ter um resultado agradável. Forrar o chão, móveis e proteger rodapés e espelhos são as dicas principais.
A pintura deve ser feita de cima para baixo. Para as extremidades das paredes e os cantos a recomendação é usar um pincel menor, para que não haja falhas. O rolo é indicado para grandes superfícies. A quantidade de demãos varia em cada caso, mas elas sempre devem ser aplicadas com intervalo de tempo suficientes para a tinta secar.
Tinta adequada
A tinta acrílica é utilizada em paredes internas, externas e em fachadas. A tinta PVA é mais apropriada para pintura de forro, assim como as que possuem tecnologia anti bactérias e mofos. De acordo com a arquiteta, para cada uma dessas tintas, existem acabamentos variados: fosco (tinta sem brilho), acetinado (semi brilho) e brilhante. Os dois últimos, porém, destacam imperfeições na parede.

Fonte: Gazeta do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário