quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fundos Imobiliários: a bola da vez

Os fundos trazem praticidade, gestão profissional, fracionamento, facilidade no direito sucessório e liquidez.

Destaque no mercado de investimentos, os fundos imobiliários a cada dia vem surpreendendo positivamente aqueles que buscam novas oportunidades de aplicação e rendimentos. Mas o que levou esse destaque expressivo no mercado de investimentos? Conversamos com Eduardo Rossi Cuppoloni, diretor da GRE Realty, empresa especializada em consultoria de fundos imobiliários.
O que levou os fundos imobiliários se destacarem tanto no mercado de investimentos?
Com a queda da taxa Selic os investidores estão buscando alternativas de investimentos que tragam rendimentos acima do CDI e com risco moderado. Nos últimos anos os fundos imobiliários tem apresentado retornos altos e isto tem atraído muito investidores. O fundo imobiliário também possibilita investir em imóveis com inquilinos de qualidade, o que dificilmente seria possível sem esta opção. Investidores tradicionais em imóveis também estão olhando para fundos imobiliários como uma boa alternativa ao invés de investir diretamente em imóveis. Os fundos trazem praticidade, gestão profissional, fracionamento, facilidade no direito sucessório e liquidez para este tipo de investimento.
Qual a principal vantagem de investir em fundos imobiliários em relação as outras opções?
Os fundos imobiliários são isentos de imposto de renda sobre seus rendimentos, desde que, atendidas as exigências legais e geralmente pagam dividendos mensais, o que atrai investidores que desejam ter um investimento que gere renda.
Que cuidados o investidor iniciante deve tomar ao optar por este investimento?
Primeiramente observar qual retorno este fundo está pagando aos seus cotistas. Uma boa maneira de fazer esta conta é somar os rendimentos dos últimos 12 meses do fundo e dividir pelo valor atual da cota. Caso o fundo não tenha um histórico de dividendos por ser um fundo novo, examinar as projeções de dividendos apresentadas pelo distribuidor do fundo. Deve-se conhecer os imóveis que o fundo detém ou está adquirindo. Também é importante ler o prospecto do fundo para entender qual a estratégia e objeto de investimento do fundo e entender seus riscos.
O que podemos esperar de investimentos como os fundos imobiliários para 2013?
Podemos esperar novas ofertas de fundos imobiliários em 2013. Hoje há R$4,5 bilhões em oferta destes fundos sendo analisadas ou registradas na CVM. A tendência é que este mercado cresça e o fundo de investimento imobiliário deverá se consolidar como uma alternativa aos fundos comuns de renda fixa.

Fonte: Redimob

Nenhum comentário:

Postar um comentário