quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mercado imobiliário tem boas novas em 2013


Mercado imobiliário tem boas novas em 2013


Para quem tentou e não conseguiu comprar uma casa nova no ano passado há uma explicação. Nas principais capitais do país houve uma redução de 22% dos lançamentos de unidades residenciais em comparação a 2011. E as vendas de imóveis novos também passaram por uma retração de 10% nesse mesmo período. Tanto na cidade como na Região Metropolitana de São Paulo, o número de empreendimentos também diminuiu. Foram vendidas 26.958 unidades novas na capital contra 28.316 no ano anterior, segundo registro do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). Uma diferença de 4,8%. O que significou R$ 13, 6 bilhões de unidades vendidas contra R$14,2 bilhões, em 2011. Do total de unidades lançadas, a retração foi de 27%; 27.835 unidades contra 38.149 no ano anterior.
Na Região Metropolitana, o cenário não foi diferente. Além da cidade de São Paulo, mais 38 municípios próximos registraram queda nas vendas. No ano passado foram 50.903 unidades contra 52.839, em 2011. Os lançamentos sofreram redução de 19,7%: 54.059 unidades (2012) em comparação com 67.359 (2011).
Muitos dos fatores que levaram a esse quadro passarão por alterações, melhorando, portanto, as perspectivas para 2013. Como considera o Secovi-SP, os momentos de euforia já terminaram e, depois de sofrerem reajuste, as taxas de juros deverão permanecer em torno de 7,25% este ano. “O processo de desoneração seguirá, impulsionando o mercado imobiliário. Em São Paulo, está prevista a revisão do Plano Diretor, do Código de Edificações, da Lei de Zoneamento e a redução da burocracia para aprovação dos licenciamentos. E o que era para ser ajustado em termos de preço, já foi”, pondera o presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes.
Com essa explanação, a boa notícia é que este ano será o de retomada de crescimento, mesmo que seja gradualmente e de forma sustentada. Portanto, as perspectivas são boas tanto para quem for comprar um imóvel novo como para as incorporadoras e imobiliárias em São Paulo que terão produtos para oferecer ao mercado. A previsão de lançamento é de 31 mil unidades, 10% a mais em relação a 2012. Quanto às vendas, o aumento vai variar entre 3,5% a 5%, por volta de 28 mil unidades.  Então, boas perspectivas e bons negócios a todos.
Fotos: Vinicius Geraldes
 
 Fonte: Site Viva Real 

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